Foi uma das rotas-estrela da chegada da Ryanair a Lisboa e começou a 1 de Abril, no mesmo dia em que a companhia aérea inaugurou oficialmente a sua base no aeroporto da Portela com um mapa de 11 destinos. Porém, o voo Lisboa - Faro tem vida curta, avançou o site Presstur: a empresa decidiu terminá-la a 24 de Abril.
Luis Fernández-Mellado, responsável pelas vendas e marketing da Ryanair para Portugal e Espanha, confirmou à Fugas o fim da rota. As razões, refere, relacionam-se com "constrangimentos da capacidade da frota". "Lamentamos que a Ryanair não esteja numa posição que lhe permita agendar os horários e frequências optimizados essenciais a uma rota doméstica como esta", escreve Fernández-Mellado.
Neste momento, já não é possível comprar bilhetes para voar entre o Algarve e a capital após o dia 24 de Abril (data do último voo previsto para o trajecto Faro-Lisboa). Quem chegou a comprar voos para viagens após esta data, refere o responsável da Ryanair, será contactado e reembolsado ou terá direito a "alternativa para chegar ao seu destino".
Não se referindo directamente a uma possível reposição da rota, a Ryanair comenta, porém, que "a capacidade da sua frota irá aumentar a partir do Inverno de 2015" quando "chegar o primeiro dos 175 novos aviões encomendados à Boeing". Nessa altura, "em conformidade", "procederemos à revisão dos nossos horários".
Já em relação ao número de bilhetes vendidos nesta ou noutras ligações, Fernández-Mellado nada adianta, comentando que "nunca revelam esse tipo de informação" por ser "comercialmente sensível".
Quanto a outras rotas, o responsável não adianta quaisquer alterações. Questionado sobre se o mesmo poderia ocorrer com a rota Lisboa - Porto, apenas refere que esta "continuará à venda como originalmente planeado".
Inicialmente, a companhia planeava voar diariamente entre a capital e o Algarve pelo menos ate finais de Outubro. O trajecto chegou a ser vendido ao preço promocional de 9,99 euros por voo (tal como ainda sucede com Lisboa - Porto).