Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

The Artist, o novo hotel artístico do Porto

Por Fugas

O espaço é antigo e carregado de tradição. A arte está presente em cada lugar, ou não fosse a antiga casa da Escola Soares dos Reis. A gastronomia promete ser criativa. Em estreia, o novo quatro estrelas da Invicta, o The Artist Porto Hotel & Bistrô.

Situado numa zona histórica da cidade e num edifício carregado de tradição artística, o The Artist foi inaugurado a 10 de Abril na Rua da Firmeza, no Porto. Funcionando como um hotel-escola, aproveita assim as capacidades e a força de vontade dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo portuense. O conceito de hotel-escola, já existente em Lisboa, defende a directora do hotel, Teresa Martins, é um importante ingrediente para o sucesso.

É no local onde funcionou uma fábrica de chapéus, a Real e Imperial Chapelaria a Vapor, e depois uma escola artística, a Soares dos Reis, que nasce este hotel. O emblemático edifício foi transformado e remodelado para acolher a unidade hoteleira – de quatro estrelas e gerida pela Sonae Turismo –, aproveitando as sinergias com a vizinha Escola de Turismo e Hotelaria, parceira do projecto. Na frente, as típicas fachadas portuenses preenchem a gravura. Lá dentro, mais de 150 obras de arte.

Quem entra no The Artist Porto Hotel & Bistrô depara-se com um agradável átrio, onde algumas mesas se dispõem para aproveitar o sol e o bom tempo. O espaço permite o acesso ao bar do hotel, o B’Artist, que oferece uma variada carta de snacks e cocktails.

Ainda no rés-do-chão, o restaurante The Artist Bistrô, que apresenta um conceito de gastronomia apoiado no experimentalismo e na criatividade. Ao almoço, aposta-se em refeições mais rápidas, a pensar em quem trabalha. À noite tudo muda. “Os clientes apenas dizem o que não gostam e aquilo a que são alérgicos” e os chefes tratam do resto. Ainda assim, podem escolher três opções: a proposta Mito, composta por cinco experiências gastronómicas, a Musa, com sete, e a Bistrô, com nove experiências. É até possível usufruir de uma degustação distinta todos os dias.

Os dois espaços podem também tornar-se, segundo a directora do The Artist, um local de passagem para quem quer algo diferente antes de ir desfrutar da noite da Baixa. Para mais, a localização do hotel permite chegar em poucos minutos a alguns pontos de referência da Invicta, como a Torre dos Clérigos, a Ponte de Luís I, a tradicional Rua de Santa Catarina ou a Avenida dos Aliados.

Os 17 quartos do hotel são distribuídos por dois pisos e em todos é possível contemplar obras criadas desde 1955 pelos alunos da Escola Soares dos Reis. O chão é forrado com uma macia alcatifa e o espaço é amplo. Cada quarto dispõe de wc e, entre os serviços, disponibiliza-se minibar, televisor LCD e TV por cabo, além de acesso à Internet. O hotel conta também com dois quartos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e uma suite.

Tudo pensado para criar um hotel “mais minimalista e mais intimista”, com um serviço personalizado, como resume a directora do hotel. O objectivo passa por levar os clientes a sentirem-se “especiais”, “como se estivessem em casa”. Por aqui, uma noite num duplo poderá custar desde cerca de 65 (o standard) a 220 euros (a suíte).

Segundo o administrador da Sonae Turismo, Pedro Bruno, o hotel, que “ambiciona tornar-se uma referência na oferta de alojamento na cidade do Porto”, quer apostar forte na associação às artes como elemento diferenciador.

--%>