Fugas - notícias

  • Lisboa soma nomeações nos WTA Europa, depois de em 2013 ter sido declarado melhor destino para escapadelas urbanas
    Lisboa soma nomeações nos WTA Europa, depois de em 2013 ter sido declarado melhor destino para escapadelas urbanas Miguel Manso
  • Algarve foi declarado melhor destino de praias em 2013: volta agora a estar nomeado para o mesmo prémio
    Algarve foi declarado melhor destino de praias em 2013: volta agora a estar nomeado para o mesmo prémio Pedro Cunha
  • Madeira, melhor destino insular 2013 e candidata a bisar o título em 2014
    Madeira, melhor destino insular 2013 e candidata a bisar o título em 2014 Pedro Cunha
  • DouroAzul é candidata a melhor empresa de cruzeiros fluviais
    DouroAzul é candidata a melhor empresa de cruzeiros fluviais Fernando Veludo/nFactos
  • TAP está nomeada para melhor companhia aérea da Europa e melhor classe executiva
    TAP está nomeada para melhor companhia aérea da Europa e melhor classe executiva Nelson Garrido
  • Vila Joya, imbatível, inclusive a nível mundial, na categoria de boutique hotel/resort
    Vila Joya, imbatível, inclusive a nível mundial, na categoria de boutique hotel/resort DR
  • Conrad Algarve
    Conrad Algarve DR

Portugal recebe mais de 40 nomeações para os 'óscares' do turismo europeu

Por Luís J. Santos

Lisboa, TAP, Madeira, Algarve e hotelaria de luxo lideram nomeações lusas aos World Travel Awards. Gala europeia decorre em Atenas a 2 de Agosto.

Em 2013, Portugal saía da final europeia dos World Travel Awards com nove galardões. Uma chuva de prémios que incluiu a declaração de Portugal como líder no golfe, do Algarve como melhor destino de praias, da Madeira como melhor destino insular ou de Lisboa como a melhor cidade europeia para escapadelas urbanas.

Agora, entre mais de quatro dezenas de nomeações, Lisboa volta a estar em grande nas "eleições" destes chamados "óscares" do turismo. Só a capital portuguesa compete em cinco categorias: é candidata a melhor destino global europeu mas também a melhor destino de "city breaks" e de cruzeiros, além de estar também nomeada pelo porto de cruzeiros e aeroporto.

Além de Lisboa, na lista revelada esta semana, destacam-se novamente o Algarve, que repete a nomeação para melhor destino europeu de praias, e a Madeira, outra vez candidata a melhor destino insular. Sublinhe-se, a propósito, que a hotelaria destas duas regiões domina quase por completo a lista de estrelas portuguesas.  

O destaque vai ainda para o Turismo de Portugal, potencial melhor organismo oficial de turismo do continente, para a TAP, que volta a ser nomeada para melhor companhia aérea e melhor classe executiva, e para a DouroAzul, este ano candidata a melhor companhia de cruzeiros fluviais.  

Pela hotelaria, há uma verdadeira constelação de luxo: dos algarvios Vila Joya (habituado a conquistar sucessivamente o "óscar" de melhor boutique hotel ou resort) ou Conrad Algarve (que é candidato a cinco prémios, de melhor hotel e resort a hotel de luxo, spa resort ou dono da melhor suite), aos madeirenses Choupana Hills (nomeado para melhor boutique hotel, boutique resort ou resort insular) e Pestana Carlton (único candidato luso a melhor hotel de luxo da Europa). Ainda pelo Algarve, destacam-se o Martinhal de Sagres (melhor hotel para famílias, melhor villa resort) ou o Pine Cliffs e Sheraton (melhor hotel de residências, melhor resort).

Por Lisboa, seguem o Epic SANA (melhor hotel de conferências, para turismo de negócios ou melhor resort de luxo), o Altis Belém (design hotel), Bairro Alto Hotel (boutique hotel) ou o Inspira Santa Marta (hotel ecológico).

De sublinhar ainda a única entrada açoriana: o Terra Nostra Garden está nomeado este ano para melhor boutique hotel, de resto a mais portuguesa das categorias destes prémios (em 12 nomeados, cinco estão em Portugal).

Além destas nomeações a nível continental, há ainda categorias nacionais (nove, no caso de Portugal) e regionais. Curiosamente, talvez por uma questão mais cultural que geográfica, há três nomeações portuguesas para os WTA Mediterrâneo: as honras são para a Quinta da Casa Branca, Hotel Quinta do Lago e para o Penha Longa.

Os WTA existem desde 1993 e são considerados dos mais importantes prémios da indústria do Turismo votados por público e profissionais. Dividem-se por dez regiões mundiais, cada uma com direito a uma gala, culminando numa grande festa anual onde são entregues os "óscares" aos melhores do mundo. Este ano, a gala europeia está marcada para 2 de Agosto em Atenas, Grécia. Já a gala mundial ainda não tem data nem local confirmados mas deverá realizar-se no final do ano. Em 2013, Portugal conseguia cinco "óscares" a nível mundial: foi declarado o melhor destino de golfe do mundo e recebeu ainda troféus para a Parques de Sintra e para os hotéis Conrad, The Vine e Vila Joya. 

A votação online nos WTA Europa abriu a 14 de Abril e decorre até 23 de Junho. Qualquer pessoa poderá votar (basta um registo), sendo que o voto dos profissionais registados vale por dois.

Portugal conta ainda com nomeações noutra competição paralela, a dos "óscares" da tecnologia turística, mas a lista de nomeados ainda não está fechada, sendo que a votação online só começa a 14 de Julho. Para já, sabe-se que a TAP está nomeada para melhor site de companhia aérea e o VisitPortugal.com para melhor site de turismo oficial.

Portugal - Nomeações nos WTA europeus

Organismo oficial de turismo: Turismo de Portugal
Destino: Lisboa
Destino de escapadas urbanas (city breaks): Lisboa
Destino de cruzeiros: Lisboa
Porto de cruzeiros: Porto de Lisboa
Aeroporto: Lisboa
Destino de praias: Algarve
Ilhas: Madeira
Companhia aérea: TAP  | Classe executiva: TAP
Empresa de cruzeiros fluviais: DouroAzul

Hotelaria

Melhor hotel: Conrad Algarve
Melhor hotel de luxo: Pestana Carlton Madeira Hotel
Melhor resort: Conrad Algarve | Sheraton Algarve at Pine Cliffs Resort
Melhor resort de luxo: Conrad Algarve | EPIC SANA Algarve | Hotel Quinta do Lago
Melhor resort tudo-incluído: Club Med Da Balaia | Pestana Porto Santo Beach Resort & Spa
Melhor boutique hotel: Bairro Alto Hotel | Choupana Hills Resort & Spa | Hotel Quinta da Bela Vista | Terra Nostra Garden Hotel | Vila Joya
Melhor boutique resort: Choupana Hills Resort & Spa | Vila Joya
Melhor hotel de conferências: EPIC SANA Lisboa Hotel  
Melhor design hotel: Altis Belém Hotel & Spa | The Vine Hotel
Melhor hotel para famílias: Martinhal Beach Resort & Hotel
Melhor hotel "verde" (ecológico): Inspira Santa Marta Hotel
Melhor hotel de residências: Pine Cliffs Residence
Melhores suite de hotel: Roof Garden Suite at Conrad Algarve
Melhor resort insular: Belmond Reid's Palace | Choupana Hills Resort & Spa
Melhor hotel MICE: Meetings, Incentives, Conventions & Exhibitions): EPIC SANA Algarve
Melhor spa resort: Conrad Algarve | Tivoli Vilamoura
Melhor resort desportivo: Cascade Wellness & Lifestyle Resort
Melhor villa: Herdade Chaminé
Melhor villa resort: Martinhal Beach Resort & Hotel

WTA Mediterrâneo – nomeações portuguesas

Boutique hotel: Quinta da Casa Branca
Hotel: Hotel Quinta do Lago
Spa resort: Penha Longa Hotel & Golf Resort

--%>