E o World Travel Award 2013 para "World's Leading Golf Destination" vai para... Portugal. O anúncio da conquista portuguesa neste cada vez mais importante nicho turístico, e no qual Portugal tem apostado fortemente nos últimos anos, foi feito esta noite de sábado na gala final dos chamados "óscares" do turismo (confirmando a vitória conseguida em Agosto na ronda europeia destes prémios). A cerimónia decorreu em Doha, no Qatar, e, além de distinções para três "estrelas" da hotelaria de luxo nacional, apontou também os holofotes a Sintra: a empresa que gere património local e edificado do concelho, a Parques de Sintra - Monte da Lua, foi considerada a melhor companhia de conservação do mundo.
Na hotelaria, os prémios máximos distinguiram o Conrad Algarve, considerado o melhor resort de lazer e spa, o madeirense The Vine, melhor hotel de design, e o Vila Joya, já habituado a vencer na categoria de melhor boutique resort do mundo (há oito anos que domina este título).
No total, cinco "óscares" para Portugal, três mais que no ano passado, edição em que foram entregues prémios à TAP, Vila Joya e Conrad.
À gala mundial deste ano, Portugal chegou com 15 nomeações em categorias de topo (a que se somavam mais duas nomeações nos prémios tecnológicos do Turismo - para os sites da TAP e do Turismo de Portugal). Entre os candidatos sem direito ao prémio final mas que podem lucrar com a honra da nomeação mundial, contam-se regiões que já tinham vencido a nível europeu: o Algarve, que perdeu como melhor destino de praias para a Grace Bay Beach (em Turcos e Caicos); a Madeira, que deixou a distinção de melhor ilha nas praias das Maldivas; e Lisboa, derrotada por Paris como melhor destino de escapadas urbanas.
Além dos premiados lusos, contam-se entre os grandes vencedores da noite o Dubai (destino líder mundial) e o Burj el Arab (melhor hotel do mundo, também no Dubai), a Etihad (a companhia nacional dos Emirados Árabes Unidos, declarada melhor do mundo e também com melhor primeira classe e equipa de bordo), a Air Asia (melhor "low cost"), o aeroporto de Singapura (o melhor do mundo), o The Oberoi Gurgaon da Índia (melhor hotel de luxo) ou o Forte Village Resort (Sardenha, Itália, melhor resort). Já o Peru reuniu todos os ingredientes para ser declarado líder mundial como destino gastronómico.
Com a cerimónia realizada no Qatar, chega ao fim um ano de competições regionais. Os World Travel Awards, que existem há 20 anos, vão distribuindo prémios, ao longo de cada temporada, por dez grandes regiões, sendo votados online por profissionais do turismo e consumidores (mas o voto dos profissionais registados vale o dobro do voto do público). A repetir-se a contabilidade final de edições anteriores, terão sido recebidos cerca de 800 mil votos originados em mais de 170 países.
A lista completa de premiados está disponível em www.worldtravelawards.com.
Portugal nos World Travel Awards 2013: nomeações e vencedores
Melhor destino de praia - Algarve
Melhor boutique resort - Vila Joya (venceu)
Melhor resort de golfe - Hotel Quinta do Lago
Melhor resort de lazer & spa - Conrad Algarve (venceu)
Melhor resort de golfe & spa - Hilton Vilamoura As Cascatas
Melhor academia desportiva - Cascade Wellness & Lifestyle Resort
Melhor companhia de voos charter: euroAtlantic Airways