Fugas - notícias

  • DR/Digisfera
  • DR/Digisfera
  • DR/Digisfera

Um postal virtual de Lisboa a 360º

Por Fugas

A capital pode ser visitada e revisitada a 360º em todo o mundo, através de um postal virtual que os visitantes podem levar para casa ou enviar pelo correio como se de um normal postal se tratasse. E que também está online.

"360Tour Lisbon” é o mais recente projecto de divulgação da cidade e do seu património. Consiste num mini-DVD que contém 55 imagens panorâmicas de alta definição e breves explicações sobre os locais mais emblemáticos de Lisboa, permitindo uma visita interactiva à  capital.

Com um simples clique, pode-se passear de Alfama ao Rossio ou Bairro Alto, por monumentos como a Torre de Belém ou o Mosteiro dos Jerónimos, visitar espaços como o Oceanário ou os miradouros.

O utilizador é quem decide aquilo que quer ver ou conhecer, navegando pelo mapa, dividido em três áreas (Belém, Centro e Parque das Nações), tendo como banda sonora a guitarra de Nuno Cristo.

O DVD está embutido num postal tradicional para que os turistas que o adquiram possam enviá-lo através do correio, à semelhança do que se faz com os mais convencionais dos postais.

O “360Tour” foi criado pela Disgisfera, empresa nacional especializada em fotografia panorâmica de alta definição com recurso das novas tecnologias, em parceria com a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O postal interactivo pode ser adquirido nas lojas dos monumentos e museus pertencentes à DGPC e noutros locais turísticos. A informação incluída está disponibilizada em diversos idiomas, nomeadamente inglês, francês, espanhol e alemão, além de português.

O DVD tem um preço de 6,50 euros, porém quem quiser pode realizar a visita virtual em www.360tour.pt/demo, onde o postal vai estar temporariamente disponível.

A mesma empresa já produz há alguns anos imagens panorâmicas da cidade, que podem ser admiradas no site oficial do Turismo lisboeta.

--%>