Fugas - notícias

Museu do Oriente convida os mais pequenos a viajar com os livros

Por Fugas

O desafio é para levar as crianças à descoberta de Tesouros da Literatura de Viagens, de Fernão Mendes Pinto a Verne ou Marco Polo. São sessões práticas que prometem muitas aventuras neste museu lisboeta.

Depois de Luís de Camões e "Os Lusíadas", Júlio Verne, Fernão Mendes Pinto e Marco Polo são os autores que se seguem nesta iniciativa do Serviço Educativo do Museu do Oriente que decorre até 31 de Maio, sempre a um sábado, e que se destina a jovens aventureiros entre os 6 e os 12 anos.

Tesouros da Literatura de Viagens pretende, num primeiro momento, apresentar aos mais novos as grandes obras de literatura de viagens e seus autores e levá-los a viajar pelo espólio da exposição patente no museu.

Num segundo momento, as actividades pretendem que as crianças relacionem aquilo que viram na exposição com o que leram e ouviram nas grades obras escolhidas.

No fim de todas as sessões os participantes farão um trabalho de artes manuais relacionado com um dos símbolos presentes no livro para que a sessão de leitura e a obra em causa perdure na memória dos participantes.

Em relação á escolha de literatura de viagens, Margarida Mascarenhas, do Serviço Educativo do museu, explica que "a viagem possibilita a descoberta do outro e de nós próprios e é um tema que as crianças facilmente vão conseguir relacionar com a exposição do Museu do Oriente.".

A próxima sessão decorre no dia 3 de Maio (marcação até 28 de Abril), com o nome Um giro pelo Mundo, e leva os participantes a dar "A Volta ao Mundo em 80 dias" através da obra de Júlio Verne que narra a odisseia de Phileas Fogg.

Apanha-me se puderes, é o nome da segunda iniciativa que decorre a 17 de Maio (marcação até 12 de Maio): nesta oficina de leitura irá ser "explorada" a obra e vida de Fernão Mendes Pinto, o homem que deu "Peregrinação" ao mundo, "viajante camaleónico que de pirata se fez espião, de prisioneiro se fez escravo para hoje ser herói".

Finalmente, e a fechar este círculo de oficinas, no dia 31 de Maio, No encalço de Marco Polo (marcação até 26 de Maio), uma grande viagem que pretende levar os participantes a conhecer um dos primeiros ocidentais a percorrer a Rota da Seda.

Todas as actividades têm um custo de 5 euros e necessitam de marcação prévia, tendo um mínimo de 10 participantes e um máximo de 25.

Mais informações e inscrições no site do Museu do Oriente.

--%>