Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

A Coreia do Norte possível está toda numa aplicação

Por Cláudia Bancaleiro

North Korea Travel "mostra" tudo o que está disponível para os turistas autorizados a viajarem pelo país de Kim Jong-un.

Não basta dizer que se quer ir à Coreia do Norte. Consegui-lo é um processo complexo e burocrático. Disponível como destino para pouco mais de 6000 estrangeiros por ano, o país liderado por Kim Jong-un é conhecido pelo seu regime totalitário mas também pelos seus desfiles sincronizados, praças e edifícios históricos monumentais. Mas há muito mais, segundo mostra uma aplicação destinada a quem quer visitar a Coreia do Norte ou simplesmente ficar em casa e explorar o país.

Chama-se North Korea Travel e foi criada pela startup britânica Uniquely.Travel. Lançada esta quarta-feira, por 0,71 cêntimos, a aplicação móvel pretende mostrar o quanto a Coreia do Norte é aberta ao turismo, pelo menos àquele que o país quer mostrar.

Através de 350 locais, centenas de fotografias e dicas sobre o que se deve visitar em cada lugar, o utilizador é convidado a saber mais sobre a história e a cultura norte-coreana e é informado dos hotéis, restaurantes, museus ou lojas que se encontram nas zonas acessíveis a estrangeiros. Para quem quiser aventurar-se na língua nativa, a aplicação têm uma lista de palavras e frases que poderá utilizar nas  tentativas de contacto com os norte-coreanos.

Apresentando-se como “o mais compreensivo guia sobre a Coreia do Norte alguma vez escrito”, a aplicação têm ainda uma função que permite comparar o preço de serviços e uma outra que nos indica as formalidades a seguir durante a estadia.

A maioria da informação disponível na aplicação foi escrita por Simon Cockerell, que visitou a Coreia do Norte mais de 100 vezes e trabalha na agência Koryo Tours, especializada em viagens ao país.

A North Korea Travel é compatível com os sistemas iOS e Android e permite trabalhar em modo offline, uma função que pode ser indispensável num país onde o acesso à Internet é praticamente inexistente.

A Coreia do Norte não permite a livre circulação de cidadãos estrangeiros, que têm que requisitar uma autorização para se deslocar ao país, além de identificar junto das autoridades norte-coreanas os locais que pretendem visitar. Durante a estadia, o turista estará sempre acompanhado por um guia, que o irá buscar e levar ao aeroporto.

Depois da Coreia do Norte, a Uniquely.Travel pretende lançar o mesmo género de aplicação para o Irão, Líbia e Etiópia.

--%>