“Há apenas alguns locais mágicos na Terra” e “estes montes e florestas são uns deles”. É este o ponto de partida, no trailer de apresentação, de “Sintra – O Monte da Lua”. O filme pretende mostrar a biodiversidade da serra, a sua beleza natural, o seu misticismo e encantos.
Conta com realização de João T. Vasconcelos e o roteiro foi feito por António Castelo. Mais de um ano foi o tempo que a equipa de realização precisou para captar imagens fiéis à paisagem. O trabalho incluiu captação de imagens em cenário nocturno, muitas horas de espera e também algumas dificuldades em filmar em espaços por onde a passagem de pessoas é uma constante.
O filme é da Aidnature, uma empresa que tem por objectivos promover o património natural dos territórios de língua portuguesa, divulgando-os em documentários, vídeos, sites, livros e fotografia. A empresa contou com o apoio da Parques de Sintra, instituição cuja missão é a salvaguarda e a valorização da paisagem cultural da vila, no âmbito do seu projecto BIO+Sintra, que pretende reduzir a pegada de carbono, de forma a valorizar a biodiversidade daquele concelho.
Inicialmente, foi apenas agendada uma exibição, a 30 de Maio, que esgotou com antecedência e levou cerca de 600 pessoas ao evento. Agora, a 12 de Julho, há nova oportunidade para admirar a obra, exibida numa tela de 10mx5m em frente ao lago.
Os bilhetes – que incluem a exibição do filme e acesso ao parque e palácio de Monserrate – custam 5 euros (na bilheteira dos monumentos da Parques de Sintra ou online na Blueticket) e incluem também o acesso ao palácio e parque.
Texto editado por Bárbara Wong
Texto actualizado a 1 de Julho com novos dados sobre a repetição da exibição do filme