Fugas - notícias

Turismo para Todos é mote de conferência internacional em Portugal

Por Eduardo Pereira Batista

O Turismo Social no país e no mundo é o mote da 1.ª Conferência Internacional de Turismo para Todos promovida pelo Inatel a 29 de Maio em Lisboa.

“Este tipo de turismo é algo desconhecido em Portugal, o turismo social não é só o ser acessível. É isto e muito mais, é basear-se em algo lúdico e educativo, preocupar-se com um contacto e uma partilha entre povos”, explica-nos Anabela Correia, directora da direcção de Turismo da Fundação Inatel e coordenadora da 1.ª Conferência Internacional de Turismo para Todos.  

A conferência, a decorrer no Teatro da Trindade em Lisboa, a 29 de Maio, tem como público-alvo todo o sector turístico, por se tratar de “uma sensibilização a este ramo", de forma a "perceberem realmente o que é o turismo social e as áreas em que se insere”, afirma. “Tenho a certeza que este não é divulgado e é pouco conhecido, temos que agir, mostrar que o turismo não é só ter actividades, é proporcionar experiências”, adianta a responsável.

O conceito de Turismo Para Todos, resume a organização em comunicado, insere-se na “esfera da economia social fundada em valores filantrópicos, solidários, ambientais, respeitando a cultura dos locais e valorizando a sustentabilidade”. Citando a Organização Internacional do Turismo Social, refere-se que se pretende abordar um “turismo de desenvolvimento em detrimento do desenvolvimento do turismo”, na busca de “novas e emergentes formas de turismo sustentável e solidário”.  

A conferência vai contar com a presença de especialistas nacionais e internacionais, de forma a garantir uma partilha de experiências em diversos países, abordando temas como a juventude, a saúde e o termalismo, a natureza, a aventura e o desporto, a acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais e a cultura enquanto desenvolvimento regional.

Quando questionada acerca da situação da acessibilidade ao nível turístico em Portugal, Anabela Correia afirma que “têm sido dados passos significativos em Portugal, mas ainda há um longo caminho a percorrer. O acessível é sempre associado a pessoas com deficiência física mas é muito mais que isso”.

O Inatel (Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres, que desde 2008 passou a Fundação Inatel, uma fundação privada de utilidade pública) pretende ainda divulgar o seu trabalho nesta área do campo do turismo para todos - em que trabalha muitas vezes em conjunto com apoios institucionais, como os das autarquias, para chegar mais facilmente a todas as comunidades -, mas também noutras áreas, como o turismo de aventura e natureza – área em que actua desde 1999.

Vai ainda ser apresentado durante o evento a plataforma comercial eCalypso. Um projecto da Comissão Europeia que reúne informações acerca de turismo social na Europa, incluindo publicações, notícias, informações e dicas sobre onde ficar e o que visitar.

A 1.ª Conferência Internacional de Turismo para Todos é aberta a todos e tem inscrição gratuita (pelo telefone 210 027 091 ou pelo email tourism@inatel.pt).

 

Texto editado por Luís J. Santos

--%>