Fugas - notícias

O voo inaugural da Europe Airpost festejado no Porto como manda a tradição

O voo inaugural da Europe Airpost festejado no Porto como manda a tradição DR

Porto tem nova companhia aérea e mais duas rotas

Por Luís J. Santos

A Europe Airpost estreou-se esta sexta-feira em Portugal com, para já, duas ligações de Verão a França

Ao longo de Julho e Agosto, a Europe Airpost vai voar entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e as cidades francesas de Brest (Bretanha) e Brive-la-Gaillarde (região de Limousin, que tem Limoges por capital).

A companhia, "herdeira" da história dos correios aéreos franceses e que hoje em dia realiza algumas dezenas de voos na França e alguns países europeus (a que se junta um único voo de longo-curso, para o Canadá), garante presença no Porto entre 4 de Julho e 29 de Agosto. Isto para já, visto que a empresa pondera repetir as ligações noutros períodos nobres.

Os voos, em Boeing 737-300 (147 lugares), realizam-se às sextas-feiras, com preços promocionais anunciados desde 99 euros por trajecto.

Além de ser a estreia da companhia em Portugal, é também a estreia de ligações do país a Brest e Brive, já que estes dois destinos nunca tiveram antes ligações aéreas directas com Portugal, segundo confirmação da ANA - Aeroportos de Portugal em comunicado.

Por coincidência, o início de operações para estes destinos franceses ocorre numa semana em que a Ryanair inaugurou duas novas rotas na Invicta similares: no caso da companhia "low cost", para Rennes (a capital da Bretanha) e Limoges (a capital de Limousin).

Na altura de apresentação da entrada da Europe Airpost no Porto, em Fevereiro, o seu director-geral, Jean-François Dominiak, referia que a companhia "sempre considerou a ligação das regiões um eixo prioritário para o respectivo desenvolvimento", salientando a "relação especial" destas duas regiões francesas com Portugal, nomeadamente a nível da emigração. Dominiak, citado pela Lusa, sublinhava o "grande potencial" portuense: "Estou certo que há muito a fazer no Porto, não só para França, mas também para o Reino Unido, Alemanha e Itália", afirmou. 

Uma companhia histórica

A Europe Airpost, tal como existe hoje, foi criada no ano 2000 e dedica-se tanto a serviços de transporte de carga como de charters e voos regulares. Embora não integre a constelação das companhias aéreas mais conhecidas, tem uma longa história anterior ao actual estatuto. 

A sua origem remonta à histórica L'Aéropostale (a Companie Générale Aéropostale), que, fundada em 1927, fazia serviço de correio aéreo entre Europa, África e Américas – entre os seus pilotos, contaram-se nomes lendários como Antoine de Saint-Exupéry. Pelas décadas seguintes, seria reformulada e, após quase meio século a ser gerida pela Air France, passaria para os correios franceses, La Poste, que lhe dariam o nome sob o qual voa hoje em dia. Em 2007, a França decidiu vender a companhia e, entre dois concorrentes, a francesa Aigle Azur e a irlandesa Air Contractors (parte do grupo ASL Aviation), optaria pela venda aos irlandeses.

Mantém o estatuto de companhia francesa (com base em Tremblay-en-France) e o nome honra a ligação histórica aos correios aéreos. Nos últimos anos, tem redobrado a aposta nos voos regulares e/ou turísticos. Além das novas rotas para Portugal e de Brive e Brest, o seu mapa em França inclui Paris, Grenoble (Isére) e Rennes, voando ainda para a Finlândia (Kittila), Glasgow (Escócia) e Halifax (Canadá). Segundo a empresa, transporta actualmente cerca de 700 mil passageiros, integrando uma frota de 18 Boeings 737.

--%>