Fugas - notícias

  • Enric Vives-Rubio
  • Carlos Lopes
  • Enric Vives-Rubio

Castelo de Almourol reabre ao público

Por Lusa, Fugas

Depois de oito meses de obras, o Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, reabriu ao público.

As obras, que se prolongaram por oito meses, implicam um investimento na ordem dos 500 mil euros e incidiram em diversas zonas de desagregação dos panos da muralha e das torres, com a sua impermeabilização, drenagem das águas e beneficiação das muralhas.

A intervenção na torre de menagem, que permanecerá encerrada aos visitantes até ao final de Julho para conclusão dos trabalhos do sistema de iluminação, incidiu na substituição do terraço e na colocação de uma escada metálica de circulação vertical, visando preservar e proteger o monumento e possibilitando-lhe melhores condições de acessibilidade e circulação.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire (PS), disse que este é um "momento importante para a dinâmica turística e empresarial do concelho e da Região, tendo em conta as mais de 60 mil visitas anuais ao Castelo", monumento nacional desde 1910.

"Historicamente, o Castelo de Almourol continua a merecer o interesse e a curiosidade de dezenas de milhares de turistas, estudantes e visitantes de todo o mundo e este projecto de musealização, que vai ficar concluído até Março, mercê de diversas empreitadas, vai contribuir para a consolidação e aumento de turistas, configurando-se como um novo factor de atractividade ao nosso concelho", defendeu.

As próximas empreitadas incluem a criação de percurso pedonais na envolvente ao castelo, e a recuperação e preservação das espécies vegetais autóctones que ali floresciam nos séculos XVII e XVIII, e a instalação de um sistema expositivo de conteúdos referentes aos Templários, no interior do monumento, trabalhos que devem estar concluídos até Março de 2015.

Edificado numa pequena ilha, em pleno rio Tejo, aquela fortaleza foi reconstruída por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171, sendo hoje um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos e cenográficos do período da Reconquista, e um dos que melhor evoca a memória dos Templários no nosso país.

A intervenção no castelo teve a duração de oito meses e um orçamento de 500 mil euros, resultado de uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)(com comparticipação de 85%), efectuada pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, e que suportará o valor remanescente não co-financiado.

Visitas
A autarquia de VN da Barquinha informa que pode ser feita a travessia para o monumento em embarcação típica junto ao castelo ou num passeio fluvial entre Tancos e a ilha de Almourol, com paragem para visita (marcações: 962625678). O Posto de Turismo de Vila Nova da Barquinha disponibiliza também visitas guiadas ao monumento nacional (marcações: 915081737). Mais informações na CM da Barquinha.
Horários do castelo: terça a domingo. 1 Novembro a 28 Fevereiro: 10h às 13h – 14h30 às 17h30 | 1 Março a 31 Outubro: 10h às 13h – 14h30 às 19h30 (barco sai 19h). Preço – 2€ por pessoa

--%>