Fugas - notícias

  • DR/Oceanário de Lisboa/Teresa Aires
  • DR/Oceanário de Lisboa/Pedro A. Pina

Os peixes-palhaço são a alegria do novo aquário do Oceanário

Por Fugas

"À Procura de Nemo?" É seguir para o Oceanário de Lisboa, onde um novo aquário recria uma lagoa de recife de coral do Índico repleta de "Nemos".

"Esta nova aposta revela a incrível relação entre os peixes-palhaço e as anémonas, responde ao fascínio das crianças pelos coloridos animais que vivem nos mares tropicais e é uma oportunidade única de conhecer ao vivo o protagonista do célebre filme de animação da Pixar À Procura de Nemo”, refere Patrícia Filipe, directora de Educação e Comunicação do Oceanário de Lisboa, num comunicado lançado por esta instituição.

O novo aquário, adianta Raúl Gouveia, aquarista responsável pelo projecto, resulta de "quatro meses de dedicação" e envolveu a "construção de duas estruturas com 360kg de rocha viva em tempo recorde". Os "sistemas de suporte de vida e de corrente são maiores e mais complexos" e o aquário tem cerca de 8 mil litros de água salgada.

As estrelas são coloridas e chamativas e serão poucas as crianças que não reconhecerão a espécie tornada célebre pelo filme animado "À Procura de Nemo". Aliás, os Amphiprion ocellaris (de seu nome científico) também são conhecidos como Nemos.

No aquário de peixes-palhaço - que, sublinha Raúl Gouveia, são "extremamente territoriais" -, revela-se a "riqueza da biodiversidade destes ecossistemas através das cores exuberantes, tamanho e forma dos animais que neles habitam, entre os quais oito espécies de peixes, dez de corais e três de anémonas".

É um "aquário de beleza singular", resumem.

O processo de criação do espaço foi documentado em vídeo e pode ser visto aqui:

 

--%>