Aquila, é um monolugar que um grupo de alunos está a desenvolver na Universidade de Aveiro. Chamam-lhe o Fórmula 1 da UA e vai competir no próximo ano na mítica pista de Silverstone, em Inglaterra.
A equipa quer que o carro volte a brilhar numa prova em que já participou quatro vezes, os alunos esperam que em 2015 o veículo volte a conseguir o primeiro lugar no pódio da Formula Student UK, feito conseguido em 2008 na classe II (fase de projecto). “As expetativas são de competir no próximo ano com o carro parcialmente feito em classe II. No ano seguinte, pretendemos participar em classe I, o que implica a concepção do carro todo para sermos avaliados por um júri constituído por engenheiros das empresas patrocinadoras como a Jaguar, Land Rover, Mercedes…” contou, ao P3, o Team Leader do projecto Pedro Pestana.
São 18 os estudantes da Universidade de Aveiroque compõem a equipa, os alunos são de áreas distintas, desde Engenharia Mecânica, Design, passando pelas Novas Tecnologias de Comunicação até à área do Marketing.
Pedro Pestana refere que em anos anteriores não conseguiram passar da classe II “devido à falta de apoio financeiro para a construção do carro". "É um dos grandes entraves, passar o carro do papel para a realidade. Mas com a estrutura que a actual equipa criou vamos tentar abordagens diferentes de forma a conseguirmos o financiamento necessário para a participação na prova com um modelo do carro real”.
A Formula Student UK é a mestre das provas deste género para estudantes universitários e por isso os alunos confessam que apesar de já terem participado quatro vezes, “competir nesta prova e fazer frente às melhores equipas do mundo é motivação mais do que suficiente" para participarem sempre que possível. A equipa passou os últimos três anos "numa fase de transição e renovação dos elementos”. A nova geração, dizem, está altamente motivada para esta competição e com ânsia de alcançar o pódio.
O Aquila é uma "águia"
“A natureza é detentora de todo o conhecimento. Foi neste princípio que procurámos uma fonte de inspiração que motivasse a equipa a ultrapassar todas as adversidades e foi com este mesmo princípio que nasceu o Aquila”, indica Pedro Pestana, Team Leader.
“Aquila” significa “águia” em latim. Os alunos inspiraram-se na ave devido ao seu voo picado aquando da caça ao predador, “sendo esse espírito de sobrevivência e de supremacia que prevalece no projecto”.
É um projecto que pretende ser inovador e que, segundo Pedro, “se adequa à conjuntura económica actual, tendo um custo de produção baixo, uma grande versatilidade aliada a grandes performances e esteticamente atraente”.
Está a ser projectado inteiramente por alunos da UA, de modo a cumprir todos os rigorosos regulamentos técnicos da competição. O Aquila, que tem cerca de 2,5 metros, possui um chassis tubular, com um inovador sub-chassis adaptável a diferentes grupos motrizes, prevendo a utilização de vários motores oriundos de motociclos desportivos. O carro, entre outras características, tem ainda tracção traseira, suspensão com o sistema push-rod e travões de disco às quatro rodas.