Fugas - notícias

O novo avião da TAP chama-se Sophia

Por Luís J. Santos

A poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen é homenageada pela companhia área no baptismo do novo A319

Entrou esta terça-feira ao serviço da TAP um novo avião (um Airbus A319) e a estreia foi Lisboa - Madeira. A novidade é marcada também por uma homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, cujos restos mortais foram recentemente trasladados para o Panteão Nacional, uma década depois da sua morte.

"O A319 designado 'Sophia de Mello Breyner' constitui um reforço da frota actual de médio curso da companhia", informa a TAP. A empresa já teve um avião baptizado com o nome da poetisa mas "o avião com a mesma designação já não estava ao serviço".

"Por motivos óbvios, o seu nome teria de estar sempre presente na frota da TAP",  reforçam em comunicado, considerando "tratar-se de uma figura insubstituível na cultura portuguesa".

O primeiro voo nas asas de "Sophia de Mello Breyner" (sem Andresen) levantou de Lisboa às 11h40 e aterrou na Madeira às 13h25.

Inicialmente, a companhia tinha anunciado a estreia de um avião com o nome de Aristides de Sousa Mendes mas corrigiu depois a informação. Ainda assim, ficou-se a saber que o aparelho que homenageia o diplomata será o próximo avião de médio curso a entrar, "em breve", ao serviço da TAP.    

--%>