Fugas - notícias

Pedro Cunha

TAP retoma voos para a Guiné a 26 de Outubro

Por Maria Lopes

Governos português e guineense afirmam que a segurança dos passageiros está agora garantida. Protocolo foi assinado esta segunda-feira de manhã.

O protocolo está assinado entre os dois Governos, que garantem a segurança dos futuros voos, e só falta reorganizar a logística. Por isso, devido a regras da IATA, a TAP só irá retomar os voos entre Portugal e a Guiné-Bissau a 26 de Outubro, quando começa a época de Inverno da aviação.

Depois de ter interrompido as ligações aéreas entre Lisboa e Bissau em Dezembro, devido ao embarque, a mando das autoridades guineenses, de cidadãos de origem síria com documentos falsos, a TAP voltará a voar para aquele território na sequência de um protocolo assinado esta segunda-feira de manhã entre os governos dos dois países.

O protocolo permitirá uma “maior cooperação entre os serviços competentes dos controlos fronteiriços” dos dois países, “dando garantias que incidentes como o ocorrido em Dezembro passado não mais se voltarão a repetir”, afirmou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, na cerimónia de assinatura do documento.

Em termos práticos, todos os voos serão controlados por um elemento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português que seguirá em todos os voos de Lisboa para Bissau para depois verificar o embarque naquela cidade dos passageiros com destino a Portugal. Esta foi uma prática seguida durante vários anos, mas que tinha sido suspensa, afirmou o presidente da TAP, Fernando Pinto, no final da cerimónia em declarações aos jornalistas.

A TAP começa a aceitar reservas para os voos já esta segunda-feira, anunciou Fernando Pinto, que diz ter certeza que a ligação aérea passará a ter todas as condições de segurança.

--%>