Fugas - notícias

  • Paulo Pimenta
    Paulo Pimenta
  • Nelson Garrido
    Nelson Garrido
  • Manuel Roberto
    Manuel Roberto
  • Ana Luisa Silva
    Ana Luisa Silva
  • Fernando Veludo/nFactos
    Fernando Veludo/nFactos
  • Fernando Veludo/nFactos
    Fernando Veludo/nFactos
  • Fernando Veludo/nFactos
    Fernando Veludo/nFactos
  •  Ana Luisa Silva
    Ana Luisa Silva
  • Manuel Roberto
    Manuel Roberto
  • Fernando Veludo/nFactos
    Fernando Veludo/nFactos
  • Fernando Veludo/nFactos
    Fernando Veludo/nFactos

Viagem medieval de Santa Maria da Feira com o século XIII na cabeça e no corpo

Por Sara Dias Oliveira, Sandra Silva Costa

Regresso ao passado com nova Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. De 31 de Julho a 10 de Agosto vive-se nos tempos de D. Sancho II e há animações, ceias e festejos.

Até 10 de Agosto, o centro histórico de Santa Maria da Feira é um burgo medieval que se estende por 33 hectares para decalcar alguns dos momentos mais marcantes do reinado de D. Sancho II, quarto rei de Portugal, com a tomada de Elvas em grande destaque nas margens do rio Cáster todos os dias às 23h15.

De 31 de Julho a 10 de Agosto, decorre a 18.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria com o século XIII na cabeça e no corpo. O programa desta recriação histórica dos tempos medievais veste-se com 291 espectáculos, 32 áreas temáticas, 135 horas de animação e cerca de 1400 performances de animação circulante.

Um regresso ao passado com classe e como mandam as tradições da época. Mais de 200 artesãos, mercadores e regatões mostram os produtos das suas artes num povoado que também prima pela gastronomia desses tempos medievais.

E a estreia dos bilhetes-experiência permite aos visitantes vestirem a pele de cavaleiros ou de nobres, de assistirem aos torneios da tribuna e trajados à época ou ainda almoçar ou jantar rodeado de personagens do século XIII. Há experiências a partir de 10 euros. A pulseira que dá acesso ao recinto é de cortiça, custa cinco euros e permite viajar ao passado nos oito dias que restam.

Os bilhetes diários custam dois euros durante a semana e três ao fim-de-semana. E quem tiver pulseira ou bilhete pode viajar gratuitamente do Porto, a partir da Praça da Galiza, dos Aliados e da Ribeira, para Santa Maria da Feira com partidas às 15 e 17h e regresso às 23h e 1h.

Sugestões
Para além das experiências medievais, quem por estes dias se deslocar à Feira pode ainda aproveitar para se deliciar com os doces típicos da cidade: os caladinhos e as fogaças — e na nossa opinião os melhores moram n’ O Trovador (Rua dos Descobrimentos, 2). Ou então aproveitar para conhecer a Mercearia Fina (Rua Dr. Henrique V Macedo, 14B), que apresenta uma deliciosa selecção de produtos nacionais, dos vinhos aos chás, passando pelas compotas e pelos enchidos. Para as crianças, a visita ao Visionarium, o Centro de Ciência do Europarque, é sempre uma aposta ganha.

--%>