Fugas - notícias

Como visitar um mundo das Arábias sem sair de Sintra

Por Fugas

São os Arabian Days da "vila mais romântica" do país. Entre 13 e 17 de Agosto, um largo de Sintra é o portal para uma viagem ao mundo árabe.

Até domingo, pode passear-se por um "super souk" localizado no Largo São Pedro de Penaferrim de Sintra. Nestes Arabian Days, sentem-se os "sabores, as cores, as texturas e os cheiros da cultura árabe", resume a Press Happiness que organiza o evento em parceria com a Câmara Municipal de Sintra. O nome em inglês será para turista ver, dizemos nós, mas o ambiente, promete a organização, é garante de uma quase verdadeira viagem a uma movimentada praça das Arábias.

Há um palácio do Aladino e um Aladino com lamparina e génio construídos em areia (em construção nos primeiros quatro dias da feira); passam cuspidores de fogo e malabaristas ou faquires; ali "inventa-se" o futuro em leituras de mãos e tarot; aqui fazem-se tatuagens de henna; experimenta-se a tradicional shisha (o cachimbo de água com diferentes sabores e aromas) e bebe-se o incontornável "whisky árabe", isto é, o chá de menta; e, entre a visita de um camelo (dias 16 e 17, para quem sabe, até dar uma voltinha) e encantadores de serpentes, até acontece espectáculo de magia e há tempo para shows de... hipnose. 

Mas há mais mundo por aqui e outras diversões mais terra a terra, passando pela gastronomia, artesanato (conte-se com velas, perfumes, bijuteria, vestuário, tapetes, mobiliário ou candeeiros) ou música até por passeios de burro e exibições de falcoaria. 

À noite, a partir das 22h, o palco acolhe as danças do ventre (com os bailarinos Youssef Batanero e Susana Amira). No dia 14, o rei da noite é Rão Kyao, que apresenta ao vivo o disco “Virado a Nascente”. No dia 15, há dança egípcia (com Emad Selim) e um show de cobras  desaconselhado aos mais impressionáveis: inclui cobras e faquir.

As crianças não são esquecidas e para elas há também um espaço especial: o Castelo Velho de Alcoutim, com histórias e jogos tradicionais da Dinastia Omíada (que, bem lembrado, “entre outros legados, introduziu o zero na Matemática”). 

Estes dias árabes podem viver-se entre os dias 13 e 17 (quarta a domingo), das 13h à 1h. A entrada no recinto custa 3 euros (o livre-trânsito para todo o período custa 5 euros), sendo grátis para as crianças até aos seis anos.

Entre os souvenirs que pode trazer desta viagem aos Arabian Days, não perca a banca (sempre muito concorrida) do calígrafo e guarde para sempre o seu nome em árabe. 

www.facebook.com/ArabianDays

--%>