Fugas - notícias

  • The Getaway Van
    The Getaway Van Nelson Garrido
  • As carrinhas têm duas camas de casal
    As carrinhas têm duas camas de casal Nelson Garrido
  • As Ford Transit gastam entre oito e nove litros aos 100 quilómetros
    As Ford Transit gastam entre oito e nove litros aos 100 quilómetros Nelson Garrido
  • Graça Ferreira gere a empresa com o marido e o filho, criativo responsável pelos desenhos das carrinhas
    Graça Ferreira gere a empresa com o marido e o filho, criativo responsável pelos desenhos das carrinhas Nelson Garrido

Mini auto-caravanas para férias 'low cost' em trânsito

Por Mariana Correia Pinto

Carrinhas Ford Transit foram adaptadas a auto-caravanas com capacidade para quatro pessoas. A The Getaway Van chegou ao mercado com preços a partir de 75 euros por dia

São coloridas e originais Ford Transit por fora, sofisticadas e recheadas casas móveis por dentro. Chama-se The Getaway Van e é um novo negócio de aluguer de mini autocaravanas "low cost", com sede no Porto, que quer revolucionar o caravanismo e conquistar novos públicos para esta "aventura".

Fazer campismo foi durante anos uma prática comum na família Ferreira. Mas à medida que os miúdos cresciam, os hotéis foram ocupando esse espaço e empurrando as férias aventureiras para plano b. Graça e Abílio Ferreira, os pais, iam prometendo regressar à origem um dia: "Ele dizia sempre que um dia havíamos de comprar uma carrinha e viajar. Mas a determinada altura pensamos ‘mas por que é que a gente vai comprar uma carrinha? E se fizéssemos uma frota de carrinhas e tivéssemos uma disponível sempre que quiséssemos?'."

Dito e feito. A 3 de Setembro - dia de aniversário de Abílio Ferreira - a The Getaway Van foi oficialmente constituída: os pais como gerentes, o filho Paulo Sá, da empresa Purple Matter, como criativo, responsável, entre outras coisas, pela ilustração das seis carrinhas da empresa.

Não é um negócio completamente inovador. Em Portugal, há três empresas a alugar mini-autocaravanas: uma em Peniche, uma em Lisboa e outra no Algarve. A The Getaway Van é a primeira a instalar-se no Norte. Mas não é só por isso que quer diferenciar-se: "O nosso 'pack base' que não tem nada a ver com os outros 'packs'. Fazemos questão de incluir a grande maioria das coisas no preço inicial: internet, GPS, via verde, sacos cama, toalhas, trem de cozinha, fogão, sanita, frigorifico...", disse, ao Público, Graça Ferreira, que até domingo está a mostrar três das carrinhas no Jardim das Oliveiras, nos Clérigos, no Porto.

Entrar nestas mini-autocaravanas é, efectivamente, a melhor forma de entender o espaço. A carrinha leva confortavelmente quatro pessoas, podendo o banco do passageiro da frente rodar para trás para conversas mais intimistas. Há, entre os bancos da frente e de trás, a possibilidade de levantar uma mesa, para jantares ou convívios. Logo ao lado, uma bancada onde surge o lava-loiças, uma fogão eléctrico, móveis com arrumação e uma sanita química. E depois há um mini-frigorifico, cofre, painel solar, depósitos de água e resíduos, sistema GPS, wi-fi. Em formato "noite", a carrinha disponibiliza duas camas de casais, posicionadas como beliches.

"Estamos quase a virar um hotel de luxo, até deixamos um 'kit' de boas vindas [com shampoo, gel de banho, gilete e outras coisas que os hotéis disponibilizam]", café, saleiro, pimenteiro, guardanapos... Não sei onde isto vai parar", brinca Graça Ferreira.

"Low cost com requinte"

"Não sei se vamos chegar aí, mas quando lançámos a empresa a minha ideia era que o cliente encomendasse tudo o que quisesse e, quando chegasse, ter tudo. Caviar se quiser. Acho horroroso chegar a um sítio e ir logo para o supermercado, já não dá vontade de começar as férias." A The Getaway Van quer oferecer "um produto 'low cost' com requinte" e fazer dos turistas estrangeiros que chegam ao Porto a grande aposta, "não pondo de lado os nacionais". 

--%>