Fugas - notícias

Imagem do concurso da polémica

Imagem do concurso da polémica DR

A Malaysia Airlines quer saber o que você gostaria de fazer e onde gostaria de ir antes de morrer

Por Luís J. Santos

Companhia aérea tenta melhorar imagem com concurso "My ultimate bucket list". Resultado: uma chuva de críticas e acusações de mau-gosto e insensibilidade. E o fim repentino do passatempo.

Como sobrevive uma companhia aérea a dois macabros acidentes em menos de seis meses? Mal. Não têm faltado imagens virais como a de um avião a voar praticamente vazio ou notícias sobre como a empresa está a perder mais de 2 milhões de dólares por dia. Será que ninguém quer voar na Malaysia Airlines (MAS)?

A resposta à pergunta tem dado que fazer aos responsáveis pela empresa. Já divulgaram fotos de aviões cheios de passageiros para provar que sim, têm passageiros. Já lançaram promoções de arromba e oferta de incentivos a agentes e clientes. E agora lançaram um concurso. Só que em vez de receberem publicidade gratuita e atenção positiva, o concurso saiu-lhes pela culatra.

"O quê e que sítio gostaria de cumprir da sua lista de coisas a fazer?" - “What and where would you like to tick off on your bucket list?”, a pergunta original em inglês, dirigida aos mercados australiano e neo-zelandês. A denominação do passatempo: My Ultimate Bucket List, o mesmo é dizer algo como "A minha derradeira lista de sonhos a cumprir", ao jeito das célebres listas de 100 coisas a fazer ou 100 sítios a visitar antes de morrer... Com prémios a condizer: voos grátis para Kuala Lampur (e iPads).  

Mas, lançado no fim-de-semana, o concurso My Ultimate Buck List foi sol de pouca dura: receberam tantas críticas e o feedback negativo foi tal que já foi retirado. 

"Uma gaffe de marketing", diz o jornal australiano The Sydney Morning Herald" (SMH), que resume o caso como originador de um "tempestade de controvérsia". "Frequentemente associada com pessoas em estado terminal, uma 'bucket list' refere-se a lugares que se desejam visitar ou experiências que se desejam viver antes de morrer", sublinha o jornal.

"Talvez a MAS tenha chegado à conclusão que pedir a potenciais passageiros que pensem uma 'bucket list' antes de aceitarem um bilhete grátis num dos seus aviões possa ser visto como macabro", escreve a revista Time. 

“Directamente do arquivo Mas Que Raio Estavam Vocês a Pensar? chega um concurso com mote de bucket list da MAS que se torna a segunda pior decisão tomada recentemente pela ameaçada empresa", escreve Claire Daniel no portal MediaBistro (a primeira será a decisão da aérea de cortar seis mil empregos).

Se há empresa no mundo que neste momento dispensa tal tempestade de má publicidade é mesmo a MAS. Por isso, a reacção da empresa foi rapidíssima: alterou todo o concurso lançado há quatro dias, anúncios, links, redes sociais. E pediu desculpa: "A companhia respeita os sentimentos do público e não quis, de modo algum, ofender",  resumem em comunicado, sublinhando que "a competição é pensada para inspirar e encorajar viajantes a sonhar, planear e reservar as suas próximas férias com a MAS".  O concurso foi já reformulado e chama-se agora "To-do list", apenas "lista de coisas a fazer".

Irá a tempo de emendar a mão? É esperar as reacções de passageiros e das redes sociais, que, naturalmente, também entraram em polvorosa. Caso da utilizadora do Twitter, Amy Sauertieg: "Eu digo-vos o que NÃO está na minha lista - voar na Malaysia Airlines".

--%>