É a 3.ª edição nacional deste evento aéreo patrocinado pela célebre marca de bebida. A “Red Bull Flugtag" ou "O Dia das Asas" põe a voar as mais incríveis máquinas, obras do engenho, da imaginação e... da coragem. Será que todas conseguem voar?
Depois de edições em Lisboa, em 2002 e 2006, chega a vez de Cascais acolher o evento. Segundo a organização, inscreveram-se centenas de equipas de todo o país, "revelando uma vez mais o espírito inventivo e aventureiro dos portugueses". "Depois de uma criteriosa selecção, foram escolhidos os 45 projectos mais originais".
A avaliação, informam, "teve também em conta o respeito pelas regras e a viabilidade de construção de cada proposta, tendo como objectivo uma descolagem em grande estilo".
Cada equipa é constituída por quatro elementos, um piloto e três ajudantes. Já as máquinas não podem ultrapassar os 6m de comprimento e de largura e 2m de altura, para um peso máximo de 200kg (máquina + piloto). A propulsão tem de ser "exclusivamente baseada na força humana".
Agora, dia 6 de Setembro, a partir das 15h, é tempo de pôr à prova estas "exuberantes máquinas voadoras". Não é em vão que o mote e slogan do certame é “um desafio às leis da gravidade e da sanidade”.
O evento é também transmitido em directo online.