Fugas - notícias

Paulo Pimenta

A despedida do Verão é ao ritmo da chuva

Por PÚBLICO

Ainda assim, as previsões apontam para temperaturas amenas até ao arranque do Outono.

A chuva vai continuar a dar sinais este fim-de-semana, com a ocorrência de aguaceiros em algumas zonas do país, mas a partir de segunda-feira vem para ficar, bem como as temperaturas a rondar os 25 graus Celsius, em média.

Esta sexta-feira têm-se registado aguaceiros principalmente na zona litoral do território continental e, durante a tarde, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que se estenda ao interior. Sábado e domingo, o céu vai estar muito nublado e é esperada precipitação em especial nas regiões Norte e Centro. As temperaturas vão estar próximas dos 30º no Alentejo, principalmente nos distritos de Beja e Évora, mas no resto do país vão oscilar entre os 22º e os 25º.

No arranque da última semana de Verão (o Outono chega dia 23 de Setembro), a região de Lisboa vai livrar-se da chuva apenas no próximo fim-de-semana (20 e 21 de Setembro) e na capital os termómetros vão estar praticamente colados aos 22º de máxima. Para o Porto, as previsões são semelhantes quanto à ocorrência precipitação mas com temperaturas um pouco mais altas, entre os 25º e os 27º, que irão descer no final da semana que se segue para os 22º.

Mais a sul, no Alentejo, Évora e Beja vão ter as temperaturas mais altas do território continental mas estas vão descer progressivamente e fixar-se perto dos 25º. Nos dois distritos, a chuva vai estar presente durante toda a semana, segundo o IPMA.

O Algarve também não será a melhor opção para quem ainda está de férias. A chuva veio para ficar a partir de segunda-feira e as máximas vão estar amenas, a rondar os 24º.

O IPMA alertou ainda esta sexta-feira que o aviso amarelo vai manter-se activo nas ilhas da Madeira e Porto Santo até às 18h de sábado, devido à persistência de temperaturas máximas elevadas, a oscilar entre os 27º e os 28º. Apesar do calor, o arquipélago também não vai escapar à chuva.

--%>