Fugas - notícias

Douro Wine Fest, para celebrar o vinho e as vindimas

Douro Wine Fest, para celebrar o vinho e as vindimas Paulo Pimenta

Há uma festa no Douro para promover vinhos e gastronomia

Por Lusa, Fugas

É a primeira edição do Douro Wine Fest e, de 18 a 21 de Setembro, celebra as vindimas com provas de vinhos, demonstrações culinárias ou duelos de chefes no Peso da Régua.

O evento, similar ao que já se realiza há três anos no Porto, sobe este ano pela primeira vez o rio Douro e instala-se no cais da Régua para promover a gastronomia e o vinho, um produto considerado "estratégico" para a região norte.

Organizado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Câmara do Peso da Régua, o Douro Wine Fest realiza-se numa altura em que, um pouco por toda a região, decorrem as vindimas, aquela que é considerada a "festa" da mais antiga região demarcada do mundo.

Em comunicado, a organização refere que o evento pretende "atrair visitantes ao território", tendo ainda como objectivo contribuir para "dinamizar a economia local e regional".

Durante estes dias, o cais da Régua vai acolher vários stands para expositores, salas de provas e degustação, áreas lounge, zona para showcookings e workshops comentados, espaço para os mais novos, entre outras valências dedicadas às artes e à cultura em geral.
Para os quatro dias de festival estão previstas cerca de 50 ações.

O programa do Douro Wine Fest aposta nas ações vínicas e gastronómicas, com provas comentadas, demonstrações culinárias, aulas práticas e duelos de chefes, onde se fará a ligação das receitas aos vinhos do Douro.

Estão ainda programados duelos de chefes inesperados e enólogos improváveis, iniciativas em que figuras públicas ou personalidades conhecidas do grande público vão vestir o papel de chefe de cozinha ou de enólogo.

Estão também previstos concertos diários de grupos da região, festival folclórico e passagens de modelos de estilistas e criadores nacionais.

A entrada é livre, mas para aceder às provas de vinhos nos expositores, às provas comentadas e às ações gastronómicas, o visitante terá de adquirir um voucher, que custa cinco euros e contempla um copo oficial, cinco senhas de provas e três acessos às acções vínicas ou gastronómicas.

O Douro Wine Fest insere-se no projecto Wine Fest cofinanciado pelo Programa ON.2, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Informações
Local: Cais Fluvial do Peso da Régua
Horários: dia 18 das 17h às 24h, dia 19 das 15h às 24h, dias 20 e 21 das 12h às 24h
Entrada: A entrada é livre mas para aceder às provas de vinhos nos expositores, às provas comentadas e às acções gastronómicas, o visitante terá de adquirir um voucher, que custa 5 euros e contempla 1 copo oficial, 5 senhas de provas e 3 acessos às ações vínicas ou gastronómicas (podendo optar por Prova Comenta¬da, Showcooking ou Workshop).

 

--%>