Fugas - notícias

  • Storyo
    Storyo
  • O filme pode ter entre 15, 30 ou 60 segundos DR
    O filme pode ter entre 15, 30 ou 60 segundos DR
  • É traçado o percurso em que as fotografias foram tiradas, com títulos, legendas e mapas de localização DR
    É traçado o percurso em que as fotografias foram tiradas, com títulos, legendas e mapas de localização DR

Storyo, a aplicação portuguesa que cria filmes com as suas fotografias

Por Tânia Durães

Três portugueses combinaram a informática, o design e o marketing para criar a Storyo, uma aplicação gratuita que permite criar e partilhar histórias muito facilmente, a partir de fotografias

A Storyo é uma aplicação portuguesa, gratuita, que permite fazer um filme com as fotografias que estão, por exemplo, no telemóvel e depois partilhá-lo com os amigos nas redes sociais (Instagram, Facebook) ou por e-mail e exportá-lo para o telemóvel.

Criado e desenvolvido pelos fundadores da Nativo, o director executivo Filipe Vasconcellos, o director criativo Leonel Duarte e o director de tecnologia Manuel Costa, a Storyo app já está presente em 94 países, mas apenas se encontra disponível para dispositivos móveis da Apple. Em Novembro, prevêem, a aplicação já poderá ser utilizada em dispositivos Android.

Para criar uma "storyo" basta seleccionar um período de tempo. As histórias são construídas a partir do momento em que seleccionamos um princípio e um fim. Depois, toda a informação é organizada através de um algoritmo criado pela empresa, que permite à aplicação agrupar as imagens de acordo com o tempo e o espaço.

As fotografias podem ser seleccionadas de forma automática ou personalizável, com recursos de edição simples. “São as informações que estão contidas nas fotografias que as vão localizar e permitir que a aplicação as reúna de uma forma quase instantânea. Preferencialmente, as pessoas devem tirar fotografias com a opção de localização activada”, conta Filipe Vasconcellos ao P3 numa conversa telefónica.

À medida que as imagens vão surgindo no vídeo, é traçado o percurso em que elas foram tiradas, com títulos, legendas e mapas de localização que intercalam as fotografias. Todos os elementos são adicionados em tempo real, incluindo as músicas. O filme pode ter entre 15, 30 ou 60 segundos. “Com a Storyo criamos histórias simples, por um lado, e complexas, por outro. Esta aplicação", explica Filipe Vasconcellos, "permite-nos contar o que aconteceu, quando e em que sítio”.

De acordo com um dos criadores da aplicação, todas as histórias são editáveis. O utilizador pode editar o filme sempre que quiser, de forma a obter um vídeo o mais próximo possível da história que quer contar.

A aplicação tem temas e consegue ela própria ir à procura de histórias, que cria a partir da informação que está contida nas fotografias. Filipe Vasconcellos refere que a Storyo cria com as imagens que estão guardadas no telemóvel filmes surpresa para os utilizadores. “O melhor do mês, o melhor da semana ou até mesmo o melhor do ano. Não é só o tempo que conta a nossa história surpresa, ela pode também passar pelos locais ou pelas pessoas que são fotografadas”, sublinha o criador.

A Storyo reinventa a partilha

A aplicação foi criada em Setembro de 2013, mas só foi lançada em Julho de 2014. Filipe Vasconcellos admitiu que a ideia surgiu durante um “brainstorming” sobre o número de fotografias que a população tira e a forma como as partilha. “Nunca conseguimos mostrar todas as fotografias que tiramos. As pessoas têm imensas fotos nos telemóveis e muitas vezes não sabem o que fazer com elas”, sublinha.

A Storyo foi criada com a intenção de tornar funcional a visualização de fotografias e encorajar a partilha das mesmas. “Em duas semanas foram feitas mais de 80 mil histórias. Esta aplicação é tão simples que pode ser utilizada por qualquer pessoa e o facto de ser automática dá conforto ao utilizador”, refere Filipe Vasconcellos.

--%>