Fugas - notícias

Facebook em Portugal terá “perto de dois milhões de utilizadores diários através do telefone”

Facebook em Portugal terá “perto de dois milhões de utilizadores diários através do telefone” Pedro Cunha

Facebook lança top das praias portuguesas com mais 'check-ins'

Por Fugas

A página oficial do Facebook em Portugal divulgou o top das 30 praias de Portugal que registaram mais check-ins naquela rede social. O Algarve lidera. Mas há surpresas.

Com “perto de dois milhões de utilizadores diários através do telefone”, segundo informa a empresa, “já se tornou um hábito entre os portugueses chegar a um local e fazer check-in no Facebook”.

A rede social fez contas a estas entradas e divulgou esta quinta-feira o top das praias portuguesas em que mais portugueses e turistas estrangeiros fizeram check-ins durante o Verão. Uma lista que poderá pelo menos servir de base de partida para analisar a quantas anda a popularidade (e frequência) desta ou daquela praia.

O Algarve não só lidera com a Praia da Rocha (Portimão) como ocupa um terço dos postos da lista, com areais que passam por Albufeira, Quarteira, Almancil ou Armação de Pêra, por Tavira, Manta Rota e Altura, Monte Gordo ou Lagos. No caso algarvio e noutros, há, porém, uma ou outra indeterminação. Por exemplo, a Praia de Lagos — em que se fica sem saber a qual das praias lacobrigenses se referem exactamente (provavelmente por existir uma página-local chamada Praia de Lagos, com milhares de check-ins).  

Logo nos lugares cimeiros deste top da popularidade balnear, o reinado algarvio é quebrado pela Nazaré. Como destaca o próprio Facebook Portugal, será muito graças às “ondas gigantes surfadas por Garrett McNamara e Carlos Burle”. A popularidade da Nazaré fez com que fosse a “terceira praia a registar mais check-ins neste Verão”, referem. Destaque ainda para o alto desempenho de Carcavelos: a praia da linha de Cascais conseguiu o 5.º posto.

A norte, as praias mais bem cotadas são de Matosinhos e Póvoa de Varzim (respectivamente, 6.º e 10.º lugares). Pelo caminho, há mais Algarve mas também Sesimbra, Fonte da Telha e Caparica. Até ao último lugar, mergulha-se também por Figueira da Foz, Torreira, São Martinho do Porto e Leiria, Espinho, Ovar, Óbidos, Setúbal ou Pedrógão, que fecha o top 30, um posto abaixo da única praia insular nesta lista, a de Porto Santo, na Madeira.

O Alentejo também marca presença no ranking, sendo Vila Nova de Milfontes a localização alentejana mais bem cotada (19.º). Mas há mais areais vizinhos no top, como Porto Covo ou Zambujeira do Mar.

Facebook Top 30: Check-ins em praias portuguesas

1 Portimão - Praia da Rocha
2 Praia de Albufeira - Albufeira
3 Praia da Nazaré - Nazaré
4 Praia da Falésia - Quarteira
5 Praia de Carcavelos - Carcavelos
6 Praia de Matosinhos - Matosinhos
7 Praia de Sesimbra- Sesimbra
8 Monte Gordo - Monte Gordo
9 Praia da Fonte Da Telha
10 Praia da Póvoa de Varzim - Póvoa de Varzim
11 Praia de Armação de Pêra - Armação de Pêra
12 Praia Nova - Costa da Caparica
13 Praia da Figueira Da Foz - Figueira da Foz
14 Praia da Torreira - Torreira
15 Praia Manta Rota - Manta Rota
16 Praia de S. Martinho do Porto- São Martinho do Porto
17 Praia de Lagos - Lagos
18 Praia de Espinho - Espinho
19 Praia de Vila Nova de Milfontes - Vila Nova de Milfontes
20 Praia da Vieira De Leiria - Marinha Grande
21 Praia do Furadouro - Ovar
22 Praia Porto Covo - Sines
23 Praia da Zambujeira - Odemira
24 Praia de Vale do Lobo - Almancil
25 Praia de Cabanas de Tavira - Tavira
26 Praia Verde - Altura
27 Praia da Foz do Arelho - Óbidos
28 Praia da Figueirinha - Setúbal
29 Praia do Porto Santo - Porto Santo
30 Praia do Pedrógão - Pedrogão

--%>