Fugas - notícias

Jerónimos

Jerónimos Enric Vives-Rubio

Um fim-de-semana para celebrar o turismo e a redescoberta do património

Por Fugas

Dia 27 de Setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo e não faltam propostas para a celebração. Ainda por cima, coincide com os dias das Jornadas Europeias do Património: são mais de 500 actividades por todo o país durante o fim-de-semana.

Durante as Jornadas Europeias do Património, de 26 a 28 de Setembro, há milhares e milhares de actividades por cerca de 50 países europeus. Por Portugal, há muitos monumentos, edifícios históricos e espaços museológicos a visitar mas não só: não faltam animações de rua, jogos, passatempos, festas, feiras, festivais, recriações históricas, cinema e exposições, oficinas pedagógicas ou passeios. 

Nesta edição participam 130 concelhos (e mais de 300 entidades) e para saber todas as actividades realizadas nas proximidades basta consultar a agenda online disponível no site da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC). Na sua maioria, actividades de acesso gratuito (algumas podem obrigar a inscrição prévia).

Para quem quiser participar nas iniciativas, a entrada nos museus, monumentos e palácios sob tutela da DGPC também é gratuita.

Organização anual do Conselho da Europa e da UE, as jornadas têm por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção e usufruto do património. O mote para 2014 é “Património, sempre uma descoberta”.

A “festa” começou esta sexta-feira mas ao longo de sábado e domingo há muitas opções por todo o país.

Entre outras, por Lisboa podem visitar-se as galerias romanas da Baixa (que só abrem duas vezes por ano), o Panteão ou o palácio da Assembleia da República (com direito a vestir trajes e adereços que evocam a história do edifício), há música no Museu do Azulejo, da Marinha ou no do Teatro, muitas actividades nos Jerónimos ou no Museu Arqueológico do Carmo (Ruínas do Carmo), visitas à Madragoa ou um “passeio” por Timor no Museu do Oriente.

Já Sintra oferece visitas guiadas à Quinta da Regaleira e viagens no centenário eléctrico para a praia das Maçãs; e Cascais tem visitas nocturnas à fortaleza ou uma rota dos moinhos que inclui aprender como se faz o pão no Moinho de Armação.

No Porto há tunas na Escadaria da Igreja do Bonfim, propostas de descoberta da Casa do Infante, da Casa da Prelada ou do Museu do Vinho do Porto, pedypaper do Terreiro da Sé à Ribeira, visitas ao Edifício Transparente e ao núcleo rural de Aldoar, entradas no Palácio do Comércio ou no Soares dos Reis. Em Coimbra, por exemplo, há também uma recriação histórica sobre D. Inês no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

São apenas alguns exemplos e há muito mais a descobrir: basta aceder a www.patrimoniocultural.pt e escolher o concelho ou tema que desejar.

--%>