Fugas - notícias

  • DR/y-40
  • DR/y-40
  • DR/y-40
  • DR/y-40
  • DR/y-40
  • DR/y-40
  • DR/y-40
  • DR/y-40

Um longo, longo mergulho na piscina mais profunda do mundo

Por Fugas

Construída na Itália, a Y-40 tem uma profundidade que vai até aos 42 metros. E já tem a chancela do Guinness.

"Y-40 – The Deep Joy". É este o mote, com "alegria profunda", desta piscina inaugurada no Verão e localizada nas Termas de Montegrotto, em Itália (província de Pádua, a cerca de 60km de Veneza), como parte de um complexo termal do Hotel Millepini.

Na Y-40 - que acaba de receber a chancela de piscina mais profunda do mundo para mergulho segundo o Guinness World Records -, o ponto mais profundo está até a mais 2m do que o seu nome deixaria adivinhar: é um longo mergulho de 42 metros, algo como 12 ou 13 andares de um prédio, em 4,3 milhões de litros de água termal.

O projecto foi desenhado pelo arquitecto Emanuele Boaretto e a construção demorou um ano, tendo a inauguração decorrido em Junho. No total da superfície, a piscina tem 21m de comprimento por 18m de largura.

Neste mundo aquático, encontram-se vários níveis de profundidade, incluindo paisagens surpreendentes, quatro "grutas" para mergulho submarino e um túnel transparente que permite aos visitantes "caminhar" por dentro da piscina (a 5m de profundidade). A água está sempre entre os 32 e 34ºC, o que dispensa o uso de fatos de mergulhador.

Os objectivos dos promotores da Y-40 passam por tornar as Termas de Montegrotto, no parque natural dos Montes Eugâneos (Parco Regionale dei Colli Euganei), uma atracção mundial, graças a este espaço que pode vir a tornar-se um centro internacional de mergulho.

O programa de actividades e cursos inclui vários tipos de mergulho (com ou sem equipamento) e graus, dos mais profissionais mergulhadores à preparação para os iniciados. Há diferentes tipos de acessos: o bilhete para mergulho livre, por exemplo, custa 35 euros e dá direito a 90 minutos.

Antes da Y-40, o recorde estava com a Nemo 33, em Bruxelas, Bélgica, que atinge "apenas" 34,5m reais de profundidade.

--%>