O dia aberto ao público na Base Aérea n.º 11, em Beja, terá actividades entre as 10h e as 16h30, confirmou esta quinta-feira a Força Aérea Portuguesa (FAP), fechando-se o ciclo Dia de Base Aberta que a FAP tem vindo a promover no âmbito das comemorações do seu 62.º aniversário e do Centenário da Aviação Militar.
O evento, no ano em que a BA11 celebra 50 anos, inclui também a iniciativa "Spotters Day", uma oportunidade para os apreciadores de fotografia e amantes da aviação militar, mediante inscrição, captarem imagens de aeronaves e respetiva actividade aérea prevista para o dia.
Durante o dia, os visitantes poderão apreciar várias aeronaves que vão estar em exposição, como o helicóptero Alouette III e os aviões Alpha-Jet, P-3C CUP+, Lockheed T-33, Northrop T-3, Epsilon e Chipmunk.
Os interessados, além de apreciarem as aeronaves por fora, também vão poder visitar os "cockpit" do Alpha-Jet, do Alouette III e do P-3C CUP+.
Os mais aventureiros vão poder participar em baptismos de voo na aeronave C-295 e em simulador de voo num avião Alpha-Jet.
Os visitantes também vão poder assistir a várias demonstrações operacionais, como descolagens para missões de treino ou instrução e regresso com sobrevoo e aterragem das aeronaves Alpha-Jet, Alouette III, P-3C CUP+, Epsilon, Chipmunk.
O evento inclui também uma exposição da viatura Condor, uma de viaturas dos bombeiros, uma de fotografia dedicada aos 50 anos da BA11, uma do Grupo Mototurismo Paxus Julius e exposições das esquadras 103 "Caracóis", 552 "Zangões" e 601 "Lobos" actualmente instaladas na base aérea alentejana.
Visitas guiadas à torre de controlo e à secção de assistência e socorro da BA11, passeios em viatura Condor, "stand" de aeromodelismo, demonstração cinófila e de falcoaria e actuações de grupos de cantares alentejanos são outras das ofertas do dia aberto ao público da BA11.