Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Já podemos subir paredes junto ao Tejo

Por Mara Gonçalves

Vertigo é um novo complexo de escalada indoor e abre este fim-de-semana em Lisboa. A inauguração conta com concertos, palestras e um dia a pensar nas famílias. E vem com extra: bar-esplanada sobre o Tejo.

Com 400 metros quadrados, o Vertigo será a maior infra-estrutura de escalada indoor em Portugal (existe outro rocódromo – o nome técnico – em Odivelas, ligeiramente mais pequeno).

O novo complexo inclui uma área escalável de 300 metros quadrados, onde o chão é quase todo forrado a colchões para amortizar as quedas, e uma parede de escalada com 4,80 metros de altura.

O objectivo é servir de palco de treino para os mais experientes mas também para aqueles que querem experimentar ou se iniciar na modalidade, com cursos e actividades pensadas para escolas, festas de aniversário ou acções de team building para empresas.

No fim-de-semana de inauguração haverá actividades para todos. No sábado, a tarde é de “competição aberta”, que promete “juntar os melhores escaladores nacionais com os mais inexperientes” e, depois de um jantar volante, o concerto de um escalador, aventureiro e músico belga: Nicolas Favresse e His Big Band Orchestra, seguido de festa com DJ convidados.

Já no domingo, o dia é aberto a todos os que quiserem “viver uma primeira experiência de escalada totalmente gratuita”, especialmente pensado para um dia diferente em família. E ao final da tarde decorrerão ainda duas palestras, numa delas regressa Nicolas Favresse e o irmão, Olivier, para contar a aventura vivida na Gronelândia (expedição que lhes valeu um Piolet d'Or, um dos galardões mais importantes no montanhismo).

Situado num antigo armazém industrial junto ao Porto de Lisboa, o complexo conta ainda com ginásio, loja, acesso wi-fi e um café-esplanada com vista sobre o rio. Este espaço - que servirá refeições ligeiras, sumos naturais, batidos, fruta e pastelaria - é um projecto da dupla de arquitetos João Quintela e Tim Simon, responsáveis pela criação do Pavilhão Kairos, na LX Factory.

O Vertigo nasce da paixão de dois portugueses pela escalada: Nuno Batista, médico, de 41 anos, e Tiago Martins, licenciado em Relações Internacionais, de 26 anos. A startup dos dois aficcionados pela modalidade fez a sua estreia com uma parede de escalada na Praia do Torel, que em Agosto animou o jardim lisboeta com o mesmo nome.

PROGRAMA

4 de Outubro

13h00 - Boas Vindas. Cerimónia de Inauguração
13h15 - Competição Aberta (Custo: €5, dos quais €2,5 revertem para a Sociedade de Equipadores Anónimos)
17h00 - Grande Final da Competição
19h00 - Jantar volante
21h00 - Concerto de Nicolas Favresse & His Big Band Orchestra
22h30 - After Party com DJ’s convidados

5 de Outubro
11h00-16h30 - Open Day
17h00 - “Desequilíbrio Estável”: Apresentação do Pavilhão Vertigo com os arquitectos João Quintela e Tim Simon
18h00 - “Vertical Sailing Greenland – The Intrepid Discoverers”: Apresentação da recente expedição à Gronelândia com Nicolas e Olivier Favresse
19h00 - Porto de honra e sorteio de uma anuidade grátis
 
Mais informações no site oficial ou no Facebook
--%>