Fugas - notícias

  • Em 2013
    Em 2013 Bruno Simões Castanheira
  • Em 2013
    Em 2013 Bruno Simões Castanheira
  • Em 2013
    Em 2013 Bruno Simões Castanheira
  • Em 2013
    Em 2013 Bruno Simões Castanheira
  • DR

Esqueça o elevador, vamos pedalar até à Glória

Por Fugas

"Subida à Glória", uma prova de bicicleta que põe em competição ciclistas amadores e profissionais num trilho lisboeta muito especial: é a subida da calçada da Glória, a do elevador que liga Avenida da Liberdade e Bairro Alto.

Este sábado, 11 de Outubro, uma prova sui generis volta ao centro de Lisboa. É até chamada a "prova de ciclismo mais pequena do mundo" A "Subida à Glória" (com inscrições abertas até 10 de Outubro, limitadas a 300 participantes) vai pôr muita gente a pedalar pela calçada homónima, célebre tanto pela sua inclinação como pelo seu elevador.

Quem já teve a experiência de subi-la a pé, sabe como custa escalar aqueles parcos 265m de comprimento (com um declive médio superior a 17%). Portanto, a pedalar só pode ser ainda mais interessante, certo? Foi o que pensaram alguns corajosos nos inícios do séc. XX: a primeira vez que a prova se realizou foi em 1910. Mais de um século depois, a Federação Portuguesa de Ciclismo decidiu adaptar a tradição: voltou a subida à Glória em 2013. Este ano, a organização foi delegada na empresa Podium Events, que espera pelo menos 300 participantes para dar ao pedal. Entre eles, sublinham, "inúmeros consagrados das duas rodas" mas também "anónimos adeptos da bicicleta".

O objectivo, claro, é "ser o mais rápido na subida". Mas não só, também tentar bater o recorde de 39,77 segundos  de Ricardo Marinheiro, especialista em BTT, conseguido em 2014.

Quem quiser participar, poderá confirmar até 10 de Outubro se ainda há vagas (inscrições aqui). A corrida é "aberta à participação de homens e mulheres, a partir dos 16 anos".

Para quem não quiser pedalar, o espectáculo também é garantido. Começa às 20h e inclui "sistema de contrarrelógio individual (seguido de duas eliminatórias, as meias-finais e finais)". Mas há também mais programa de festas: "corridas de bicicletas sem sair do lugar", "outras sem pedalar" e noite com DJ no Jardim de São Pedro de Alcântara.

--%>