Fugas - notícias

FREDERICK FLORIN/AFP

Porto enche metro da Trindade de monstros, zombies e bruxas

Por Patrícia Carvalho

Participantes vão ser convidados a dançar ao som de "Thriller", de Michael Jackson, para um vídeo promocional da cidade. Em Lisboa também haverá actividades "assustadoras" no metro e na rua.

Sempre sonhou ser um dos zombies que acompanhavam Michael Jackson no Thriller? Tem uma compulsão terrível para se mascarar de bruxa, criatura dos infernos, monstro, fantasma ou, lá está, zombie? É fã do Halloween ou, não sendo fã, não perde uma oportunidade para se mascarar? Vá lá, não se interessa por nada disto, mas não resiste mesmo a participar numa nova iniciativa de divulgação do Porto como “cidade onde a animação é vivida de forma muito especial”? Se se encaixa em qualquer um destes critérios ou se, simplesmente, gosta de se divertir, apareça na estação de metro da Trindade, esta sexta-feira, a partir das 18h. O Dia das Bruxas vai andar à solta por ali e promete muita diversão.

A Vindima – Halloween Late Harvest, como se designa o evento, está aberta a todos os participantes, de forma gratuita, e pretende celebrar o Dia das Bruxas de forma original, ao mesmo tempo que se aproveita mais uma oportunidade para promover a cidade. Mascare-se da sua criatura assustadora favorita e deixe-se guiar pelos instrutores que vão pôr os participantes a mexerem-se como os bailarinos de Thriller. Estão prometidas experiências de dança macabra às 19h, 21h e 23h, com o objectivo de produzir um vídeo “para publicação em redes sociais e outros suportes”, segundo um comunicado da câmara.

A festa, organizada pela Completa Mente, com o apoio da empresa municipal Porto Lazer, Metro do Porto e Espaço T promete juntar “música, dança, gastronomia de rua, passatempos e a maior concentração de monstros da cidade”. Além da animação, que irá estender-se até de madrugada, na Trindade, o evento permite ainda um passeio num Autocarro Fantasma, a partir das 18h30, mas para esta viagem de cerca de uma hora, em que serão “contadas e revividas algumas das histórias e lendas mais assombrosas do Porto”, já é necessária inscrição prévia no site www.avindima.com e há um custo associado.

Apesar de a maior parte da animação se concentrar depois das 18h, a festa começa ainda durante a tarde, com a intervenção de três artistas sobre três telas de grandes dimensões, instaladas na Trindade, numa iniciativa do Espaço T. Às 22h há um concurso de pisar uvas, portanto, organize a sua equipa.

Actividades "assustadoras" em Lisboa
A Noite das Bruxas também vai ser assinalada, este ano, pelo Metro de Lisboa, que vai pôr a circular, a partir das 20h de sexta-feira, uma carruagem fantasma, na linha Azul, com “surpresas assustadoras”. 

Também na capital, os comerciantes das avenidas Almirante Reis (Arroios) e de Roma (Areeiro) vão aproveitar a noite para promover o comércio, com estabelecimentos abertos até à meia-noite, descontos e actividades "assustadoras".

No caso da Almirante Reis, a avenida vai estar fechada ao trânsito entre a Av. Pascoal de Melo e a Rua Eduardo Brasão entre as 19h e a meia-noite. Durante esse período, haverá música, bruxas e outras animações, incluindo actividades para crianças e um "muro do horror", onde vai ser possível tirar fotografias.

No Areeiro, as avenidas de Roma, Guerra Junqueiro, João XXI e de Paris, e a Praça de Londres, vão receber um desfile de máscaras dedicado à Noite das Bruxas, no qual os participantes estarão mascarados de vampiros, zombies, lobisomens e bruxas. Esta Halloween Parade começa às 21h junto à linha do comboio na Av. de Roma. Está previsto também um mercado de artesanato na Av. João XXI.

--%>