A primeira câmara a sério chegou aos 4 anos e aos 5 já fotografava como gente grande. Desde essa precoce estreia, já recebeu prémios em competições por Espanha, Itália ou França. Agora, o miúdo espanhol de 9 anos soma ao reportório a vitória numa das competições de fotografia de maior prestígio em todo o mundo: foi considerado o Young Wildlife Photographer of the Year no concurso organizado anualmente pela BBC Wildlife e pelo Museu de História Natural de Londres.
Depois de ter recebido o prémio na categoria de menores de 10 anos, Carlos foi seleccionado o vencedor absoluto na categoria de jovens (menores de 18 anos). “Então tive de subir ao palco novamente, com a fome que tinha, e receber o prémio pelas mãos da duquesa de Cambridge, Kate Middleton”, descreve no seu blogue, Retazos de naturaleza vistos por un joven fotógrafo.
Foto: Wildlife Photograher of the Year
Carlos acompanha desde pequeno os pais em viagens pelo mundo, herdando deles a paixão pela natureza e pela fotografia. Aos 4 anos começou a fotografar, primeiro com uma câmara compacta, depois com equipamento profissional. A imagem “Espigão ao sol” é uma dupla exposição, a primeira vez que experimentou esta técnica, feita com uma câmara Nikon D300 numa zona rochosa próximo de Torralba de los Sisones, no norte de Espanha, onde vive.
A competição, que este ano celebra 50 anos, consagrou o norte-americano Michael 'Nick' Nichols como vencedor absoluto na categoria de adultos com “The last great picture”: um grupo de leoas e crias no Parque Nacional de Serengeti, na Tanzânia (vencedora na categoria “preto e branco”, uma das 15 do concurso):
As fotografias vencedoras e finalistas estão agora em exibição no Museu de História Natural de Londres até 30 de Agosto de 2015. Depois a exposição percorrerá mais de 60 cidades no Reino Unido e pelo mundo fora.
Veja a fotogaleria d' As melhores imagens do maior concurso britânico de fotos da natureza