Fugas - notícias

  • O céu estrelado do Alqueva é
    O céu estrelado do Alqueva é "um sonho para os astrónomos" Nelson Garrido
  • Do Castelo dos Mouros vê-se o altaneiro Palácio da Pena, em Sintra
    Do Castelo dos Mouros vê-se o altaneiro Palácio da Pena, em Sintra Rui Gaudêncio
  • Os pastéis de Belém são
    Os pastéis de Belém são "os mais famosos" doces do país, lê-se no artigo Dário Cruz
  • Os críticos de arte urbana têm reconhecido Lisboa
    Os críticos de arte urbana têm reconhecido Lisboa "como uma das melhores cidades do mundo para ver arte urbanda" João Gaspar
  • Nos Açores é possível mergulhar com tubarões-azuis e tubarões-baleia
    Nos Açores é possível mergulhar com tubarões-azuis e tubarões-baleia Nelson Garrido
  • Em Viana do Castelo, uma
    Em Viana do Castelo, uma "centenária fábrica de chocolate foi convertida num boutique hotel temático" Nelson Garrido
  • A cortiça
    A cortiça "começou a ficar na moda nos últimos anos", defende Elissa Virgílio Rodrigues
  • Porto Moniz, na Madeira,
    Porto Moniz, na Madeira, "é famoso pelas piscinas naturais escavadas pela rebentação" Rui Gaudêncio
  • Na Lourinhã existe
    Na Lourinhã existe "um percurso pedestre de quase 10km onde é possível observar vestígios de brontosaurus" Daniel Rocha
  • Na Quinta de Catralvos é possível
    Na Quinta de Catralvos é possível "engarrafar, rolhar e rotular a sua criação única e levá-la para casa" Pedro Cunha

Admirar o céu estrelado do Alentejo lidera top das 10 melhores experiências em Portugal

Por Fugas

Palácios de Sintra, doçaria, graffiti, tubarões, fábricas de chocolate e dinossauros são ingredientes que compõem "as dez mais novas e entusiasmantes experiências" de Portugal, segundo o Independent Traveler.

"Ver [monumentos] megalíticos sob as estrelas" encabeça o top 10 das melhores experiências em Portugal, recentemente divulgado pelo reconhecido portal de viagens. Segundo Elissa Leibowitz Poma, que assina o artigo, "durante quase 290 noites por ano, o céu em redor da Barragem do Alqueva, no Alentejo, é o sonho de qualquer astrónomo: claro, escuro e com pouca poluição luminosa". Características que, relembra, valeram-lhe o selo de primeiro "Starlight Tourism Destination" do mundo, pela UNESCO. Referindo o projecto Dark Sky Alqueva, a autora do artigo garante ainda serem imperdíveis os " megalíticos astronomicamente significativos existentes junto ao lago”.

Depois do Alentejo, a lista engloba três experiências a ter na capital portuguesa e arredores. "Saltitar pelos palácios de Sintra", com paragens no Castelo dos Mouros, Palácio da Pena, Palácio de Queluz, Monserrate e Quinta da Regaleira. "Provar pastelaria doce e bizarra": aos incontornáveis pastéis de Belém juntam-se, apenas para "experimentadores", as papas de moado de Montemor-o-Velho ("com açúcar, especiarias e... sangue de porco") e uma Rota [por Portugal] dos Cafés com História. Em quarto lugar está "fazer um passeio pelos graffiti" de Lisboa, que se tornou recentemente "uma das melhores cidades do mundo para ver arte urbana".

Intitulando-se "um dos sites de viagens mais antigos do mundo" (está online desde 1990), o Independent Traveler - hoje parte do grupo do TripAdvisor -  não esqueceu nenhum canto de Portugal, integrando os Açores – onde se pode "mergulhar com os tubarões azuis" ou com "o maior peixe dos mares, o tubarão-baleia" – e a Madeira – com as suas "piscinas de lava" escavadas na rocha vulcânica.

Entre as sugestões das "mais novas e entusiasmantes experiêncas que se pode ter no Portugal histórico" encontram-se ainda "Dormir numa Fábrica de Chocolate (possível no novo hotel de Viana do Castelo, inaugurado este Verão), "Comprar recordações feitas em cortiça" (além de produtos como "sapatos, sintos, malas e até chapéus de chuva", o artigo recomenda ainda uma visita ao "Assobiador", uma “árvore com mais de 230 anos” localizada em Águas de Moura), “Caminhada pelos Dinossauros” da Lourinhã e “Criar o próprio vinho” (possível na Quinta de Catralvos, próximo de Azeitão).

Segundo Elissa Leibowitz Poma, “Portugal tem reaparecido culturalmente nos últimos anos”. “De repente, um país outrora preso em centenas de anos de história é hip novamente”, defende.

Além do top 10, o artigo recomenda ainda diversos alojamentos e dicas sobre as melhores formas de chegar e de se deslocar no país.

--%>