Fugas - notícias

  • DR/Studioroosegaarde.net
  • DR/Studioroosegaarde.net
  • DR/Studioroosegaarde.net
  • DR/Studioroosegaarde.net
  • DR/Studioroosegaarde.net
  • DR/Studioroosegaarde.net
  • DR/Studioroosegaarde.net
  • DR/Studioroosegaarde.net
  • DR/Studioroosegaarde.net
  • DR/Studioroosegaarde.net
  • DR/Studioroosegaarde.net

Ciclovia de estrelas ilumina cidade holandesa

Por Mara Gonçalves

Projecto inspirado em "Noite Estrelada", de Vincent Van Gogh, abriu ao público em Nuenen. Nas palavras do autor, Daan Roosegaarde: "É como pedalar por um conto de fadas".

Cerca de 50 mil "pedrinhas" cintilantes serpenteiam pelos campos até à cidade de Nuenen, espelhando no chão a noite estrelada que terá servido de inspiração a Vincent Van Gogh no famoso quadro de 1883.

O luminoso projecto foi criado por Daan Roosegarde, conhecido internacionalmente pelos seus trabalhos com luz, e deu início às comemorações dos 125 anos da morte do pintor pós-impressionista holandês, falecido em 1890. Depois da cerimónia de inauguração no dia 12, a ciclovia abriu ao público esta quinta-feira e permanecerá de acesso gratuito no próximo ano.

O objectivo da obra era aliar a inovação tecnológica à herança cultural da cidade e da região, onde Van Gogh nasceu e viveu largos anos, criando "um jogo de luz e poesia". "Queria criar um sítio que as pessoas sentissem de uma maneira especial", conta Daan Roosegaarde em comunicado. O resultado, dizia durante a inauguração à revista Dezeen, "é como pedalar por um conto de fadas".

As marcas cintilantes do caminho são feitas com um pó luminescente misturado com a tinta utilizada nas marcas rodoviárias, que se carrega de energia solar durante o dia e brilha durante a noite. Esta técnica já tinha sido utilizada pelo artista holandês no primeiro projecto Smart Highway, que desde o final de Outubro ilumina a auto-estrada N329 em Oss, também na Holanda.

Os 600 metros da Ciclovia Van Gogh-Roosegaarde fazem parte de uma grande rota de cicloturismo, que percorre toda a região de Brabant Norte, terra natal do pintor. No total são 335 quilómetros, que unem cinco cidades e múltiplos lugares ligados à vida e obra de Van Gogh, incluindo a cidade onde nasceu, Zundert, vários museus dedicados ao artista e paisagens que inspiraram algumas das suas obras, como “Os comedores de batata” (1885).

Durante o próximo ano, em que se assinalam 125 anos após a morte de Vincent van Gogh, cerca de 30 organizações vão participar num programa internacional de homenagem ao pintor. “125 anos de inspiração” reúne instituições na Holanda, Bélgica, França e Inglaterra (países que exerceram uma maior influência na vida e obra do artista), que durante o ano irão organizar diversas actividades, entre exposições, eventos culturais, projectos digitais, entre outros.

--%>