Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

No novo passaporte da Noruega até brilham as auroras boreais

Por Fugas

Os documentos de identificação noruegueses vão ser redesenhados e o projecto vencedor é uma ode à natureza do país: cores pastel, paisagens minimalistas e até uma aurora boreal que surge sob luz UV.

As autoridades norueguesas lançaram um concurso em Fevereiro para recriar o design dos documentos de identificação do país, que vão ser actualizados para aumentar a segurança dos mesmos. O vencedor foi anunciado este mês e a proposta, moderna e arrojada, está a dar que falar.

Com o conceito “A Paisagem Norueguesa”, o estúdio Neue, de Oslo, pintou as páginas interiores do novo passaporte com panorâmicas naturais do país nórdico, desenhadas com linhas finas em cores pastel, num design minimalista. Paisagens que se transfiguram sob luz UV: o escuro da noite chega às páginas do documento para fazer surgir auroras boreais de tons verdes e roxos, que serpenteiam sobre o céu tracejado, num efeito inesperado e inovador.

A capa do novo passaporte surge banhada a vermelho-alaranjado (standard), branco (imigrante) ou azul-turquesa (diplomata) e traz ainda uma interpretação simplificada e modernizada do brasão de armas norueguês, estampado a dourado no canto superior esquerdo.

“É um tema que tanto mostra a identidade norueguesa como assegura que o passaporte emerge como um documento valioso”, defendeu o júri. “O design é atraente e elegante, as cores são subtis e a abstração da paisagem é emocionante”, enumerou, destacando a “simplicidade da solução” e a “aparência distinta” dos motivos naturais.

Segundo John Kristian Thoresen, da polícia norueguesa, “a proposta vencedora será agora processada e o design sofrerá algumas mudanças tendo em conta aspectos técnicos e de segurança”.

Além do passaporte, o estúdio Neue redesenhou o cartão de identificação nacional e outros documentos de viagem. A data para o lançamento dos novos cartões não foi anunciada mas, de acordo com o jornal britânico Guardian, é esperado que aconteça dentro de dois anos.

--%>