Fugas - notícias

DR

Uma Londres vertiginosa filmada em voos rasantes por uma águia

Por Fugas

Darchan abre as asas e a sua câmara leva-nos em viagens vertiginosas sobre a capital britânica.

Parte de um projecto que visa assinalar os 50 anos da Lista Vermelha de espécies ameaçadas, mantida pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), foram lançados vídeos com imagens vertiginosas de Londres, captadas por uma câmara colocada nas costas de Darchan, uma águia imperial originária dos Alpes franceses. Da Tower Bridge ao parque olímpico e à catedral de São Paulo, é uma Londres vista de uma perspectiva única. 

As filmagens, avança a BBC, decorreram no início do mês e duraram uma semana, sendo o resultado final assinado pelo especialista Jacques-Olivier Travers, realizador de "Freedom", um "documentário ficcionado" que acompanha o encontro de duas águias e de outros trabalhos similares. 

Os vídeos integram a exposição Here Today (Old Sorting Office, em Londres, de 25 de Novembro a 17 de Dezembro) e conjuga artes e artistas vários para chamar a atenção para a extinção de espécies (a "lista vermelha" inclui mais de 22 mil...) e para apelar à sua conservação.

Entre outros vídeos anteriormente criados no âmbito do projecto "Freedom", também Paris já teve direito à perspectiva de uma águia.

Ou, para um olhar cercado apenas pela Natureza do Mont-Blanc (outros vídeos estão disponíveis no canal do projecto no YouTube):  

--%>