Fugas - notícias

Nuno Ferrreira Santos

Alentejo vai criar rotas e casas do cante

Por Lusa, Fugas

"Uma enorme vitória não só para o Alentejo, mas também para Portugal", disse o presidente do Turismo do Alentejo, Ceia da Silva. E a região tem planos para aproveitar turisticamente a declaração do Cante Alentejano como Património da Humanidade.

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, considerou hoje "uma enorme vitória" a classificação do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, sublinhando ser um "orgulho" para o país.

Em declarações à Lusa, o responsável afirmou que se trata de uma "grande satisfação e um enorme orgulho" esta distinção, sublinhando que é "uma enorme vitória não só para o Alentejo, mas também para Portugal". 

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo considerou ainda que a classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, constitui uma "homenagem ao caráter, à alma e à essência da cultura alentejana".  

Turismo do Cante

Para Ceia da Silva, o cante alentejano é uma área que o Turismo do Alentejo e Ribatejo considera "decisiva" para o futuro do ponto de vista turístico, uma vez que está ligada à área identitária. 

A classificação do cante alentejano insere-se na "estratégia global" do Turismo do Alentejo e Ribatejo para os próximos anos, tendo, do ponto de vista cultural, segundo Ceia da Silva, "repercussões incalculáveis", através do "reconhecimento de uma expressão única" da cultura portuguesa e da "forma de estar" de um povo.

Nesse sentido, Ceia da Silva disse que quer imprimir uma "dinâmica muito forte" a esta classificação, indicando que em 2015 vão ser criadas rotas e casas de cante. "Queremos que sejam casas em que, além da gastronomia e da cultura alentejana que podem oferecer, o turista possa também usufruir de cante alentejano, tal como funciona uma casa de fados", declarou.

 

Porque não ter no Alentejo casas do cante?
 
O fenómeno do cante está a cativar as gerações mais novas na região de Beja. Rapazes e raparigas formam grupos corais, actuam por todo o país e até já gravam discos. As modas já se cantam no recreio das escolas.

Siga no PÚBLICO tudo sobre o Cante Alentejano - Património da Humanidade

--%>