Fugas - notícias

  • DR/Papa-Léguas
  • DR/Papa-Léguas

Uma caminhada para dar uma mãozinha a Moçambique e São Tomé

Por Fugas

A Papa-Léguas organiza este domingo um passeio gratuito, em parceria com a associação Helpo, por Sintra com um objectivo solidário: recolher bens de primeira necessidade para as crianças de Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O passeio de Natal da Papa-Léguas dá este ano “uma mãozinha a Moçambique e a São Tomé”, com uma caminhada guiada pelo percurso pedestre da Costa dos Piratas, em Sintra, durante a manhã de 14 de Dezembro. A participação é gratuita mas os caminhantes são convidados a levar donativos para serem entregues à organização Helpo, que trabalha junto de crianças em Moçambique e em São Tomé e Príncipe desde 2007.

A lista dos bens de primeira necessidade requisitados incluem cadernos, borrachas, afias, lápis e canetas de colorir, escovas e pasta de dentes, chinelos, sapatos ou mantas polares para Moçambique; e leite em pó, pratos, copos e talheres de alumínio ou plástico resistente para São Tomé e Príncipe.

O passeio começa pelas 9h30, junto à entrada da Estalagem O Muchaxo, na Praia do Guincho, onde terminará cerca de quatro horas depois. O percurso circular, de dificuldade fácil, tem cerca de nove quilómetros, ao longo dos quais um guia revelará os segredos que se escondem no património envolvente, com curtas paragens informativas. Entre os pontos altos do trajecto, destaca a empresa, estão a praia e o Forte do Guincho, as arribas e a Serra de Sintra. Haverá ainda um paragem “mais prolongada” para “um chá ou café”, mas é aconselhado que seja levada “alguma comida e água”.

A Helpo é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com actividade em Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe desde 2007. Actualmente trabalha em 35 comunidades, através da construção de escolas, poços, bibliotecas, centros de nutrição, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, entre outros. O “Programa de Apadrinhamento à Distância” envolve cerca de quatro mil padrinhos e mais de 11 mil crianças.

--%>