Fugas - notícias

Lado a lado: a

Lado a lado: a "nova" Elizabeth Gallagher e Jordan Axani

Jordan já escolheu a Elizabeth com quem vai dar a volta ao mundo

Por Fugas

Ele procurava companheira para uma volta ao mundo. Tinha é que chamar-se Elizabeth Gallagher. A história tornou-se viral e tem agora final feliz: Jordan Axani já escolheu a canadiana com o mesmo nome da antiga namorada a quem vai oferecer a viagem à volta do globo. O furor da demanda até já deu origem a um novo, e solidário, projecto: A Ticket Forward.

Está encontrada a "nova" Elizabeth Gallagher a quem Jordan Axani vai oferecer o bilhete de avião à volta do mundo que tinha comprado para a antiga namorada antes de terminarem o relacionamento. A escolhida chama-se Elizabeth “Quinn” Gallagher, uma canadiana de 23 anos de Cole Harbour, na região de Nova Escócia.

Além de ter trabalhado na guarda costeira canadiana, a futura companheira de viagem de Jordan “faz voluntariado regularmente num albergue de emergência para sem-abrigo” e “espera vir a tornar-se assistente social”. Este carácter de “humanitária dedicada” terá sido decisivo para a preferência, refere o site do novo projecto solidário entretanto lançado por Jordan, A Ticket Forward.

A ideia de dar a volta ao mundo com um estranho parecia “definitivamente um pouco assustadora ao princípio”, confessou Quinn à AP. No entanto, diz, “depois de ter falado com ele [algumas horas ao telefone] é menos assustador e mais impressionante”. De acordo com a agência noticiosa, a viagem terá sido comprada numa promoção online por cerca de 2.000 dólares (1.627 euros), mas o custo real rondará o dobro desse valor.

Em Novembro, Jordan Axani tornou-se um fenómeno da Internet quando, num post do Reddit, fez uma simples, mas invulgar, pergunta: “Chama-se Elizabeth Gallagher (e é canadiana)? Quer um bilhete de avião à volta do mundo gratuito?”. A proposta, original e aliciante, rapidamente se propagou e milhares de emails chegaram à caixa de correio electrónico do jovem de 28 anos.

Segundo a AP, 18 eram de Elizabeth Gallagher's com passaportes canadianos, os dois requisitos essenciais para usufruir da oferta. Como a reserva online dos voos não implicou o registo de nenhum cartão de identificação - “apenas nacionalidade, primeiro e último nome" - a troca tornava-se possível, avançava à Fugas por email Shaun, irmão de Jordan, em Novembro.

No domingo, o par parte assim para uma volta ao mundo de três semanas que terminará já em 2015. O périplo começa em Nova Iorque a 21 de Dezembro e termina em Toronto a 12 de Janeiro, com paragens em Milão (Itália), Viena (Áustria), Praga (República Checa), Paris (França), sul da Tailândia e Nova Deli (Índia).

A viagem terá o selo da cadeia de hotéis Marriot (parceira do novo projecto de Jordan), que alojará a dupla em quartos separados pelos locais de paragem da volta (desengane-se, à partida, quem esperava ver aqui nascer uma natalícia história de amor, pois a nova Elizabeth já revelou ter namorado).

A invulgar demanda foi a solução encontrada pelo jovem de Toronto para não desperdiçar os bilhetes nem pagar valores avultados para trocar de parceiro de viagem (alteração até impossível na maioria das companhias aéreas, incluindo a TAP).

 

Oferecer uma viagem a quem mais precisa

Aproveitando o furor que a história causou – incluindo “cerca de 40 mil menções nas redes sociais em 48 horas e mais de 30 mil artigos” pelo mundo, registam – Jordan Axani fundou uma instituição de caridade na Califórnia, Estados Unidos.

A Ticket Forward tem como objectivo ajudar pessoas “desfavorecidas ou em risco” a viajar. A instituição “reúne doadores [num sistema de crowdfunding], marcas e organizações para financiar e facilitar os sonhos de viagem de quem mais precisa”, informam no site. “Acreditamos que a viagem é transformadora. Significa o mundo. A nossa missão é ajudar aqueles que mais precisam a vê-lo”.

--%>