Fugas - notícias

Ele juntou o Natal à Guerra das Estrelas e fez da sua casa um show épico

Por Mara Gonçalves

Mais de 100 mil luzes natalícias orquestradas ao som de músicas icónicas da 'Guerra das Estrelas'. Tom BetGeorge tornou a sua casa um espectáculo de luz e som e tornou-a também um êxito viral na net.

Não há Darth Vader ou Jedis vestidos de Pai Natal, mas há árvores, neve e bengalas natalícias, instrumentos musicais gigantes e cerca de 100 mil lâmpadas LED que se acendem e apagam, mudam de cor e iluminam Newark, na Califórnia (EUA), ao sons das épicas músicas da saga de George Lucas.

De “Star Wars Main Title and the Arrival at Naboo” à “Victory Celebration, End Title”, passando pela vilã “Imperial March” e a “Battle of the Heroes”, durante a qual dois “sabres de luz” reinterpretam a luta entre Obi Wan Kenobi e um Anakin Skywalker que já se tornava Darth Vader. No total, são nove excertos de músicas de uma das sagas mais famosas de ficção científica (com novo filme para estrear em 2015, dez anos depois do último lançamento).

A elaborada e original iluminação de Natal foi feita pelo norte-americano Tom BetGeorge, professor de música e director musical numa igreja local, com adereços feitos a partir de madeira, metal, acrílico, plástico e mais de 100 mil luzes, 99% das quais LED, cujo gasto de electricidade durante o natalício mês é de 100 dólares (82 euros), avança o criador na página do Youtube, onde o vídeo já tem quase quatro milhões de visualizações.

O objectivo de tamanha iluminação, garante, é “angariar dinheiro para os mais desfavorecidos e os sem-abrigo através da sua igreja”. E à pergunta “o que é que isto tem a ver com o Natal”, responde questionando a ligação da maioria das tradições actuais com a quadra, dizendo fazê-lo para que “as famílias se reúnam para apreciar algo de graça, angariando milhares de dólares para quem precisa”.

Além do tributo a Star Wars, outros dois vídeos publicados na mesma altura mostram duas outras coreografias dançadas a luz pelos mesmo adereços de Natal: “Let It Go” do filme de animação infantil Frozen e “Can Can”.

Para quem quiser apreciar as iluminações ao vivo, Tom deixa o endereço: esquina entre Lafayette e Ruschin, na cidade de Newark, na Califórnia, EUA, entre as 18h e as 22h (hora local) na maioria das noites (são desligadas em noites de chuva forte, indica). 

--%>