Fugas - notícias

Adriano Miranda

Continuação: página 2 de 2

Porto foi o destino mais procurado pelos portugueses para a passagem de ano

São, assumidamente, bandas e nomes da região Norte e da cidade do Porto e que revelam “um certo cosmopolitanismo” que a cidade do Porto quer exibir, como afirmou ao PÚBLICO fonte do gabinete de comunicação da autarquia. É, também, por isso, que o executivo tem recusado as insistentes propostas das estações de televisão que querem fazer da cidade do Porto um dos seus palcos para os directos que rodam pelo país. “Preferimos o mistério ao directo. Preferimos organizar passatempos, convidar as pessoas a vir cá, a ver com os seus olhos, e que não sejam iludidas por programas que são iguais nas várias cidades”, explicou ao PÚBLICO a mesma fonte. Um “mistério” que Nuno Pereira, o vencedor do passatempo organizado no Facebook pela autarquia, vem desvendar.


Metro reforçado toda a noite
A Metro do Porto vai reforçar a operação durante a noite de passagem de ano, anunciando funcionamento contínuo durante toda a madrugada de 31 de Dezembro e 1 de Janeiro e com melhores frequências, com excepção da linha Violeta, que cumprirá o seu horário normal de ligação ao aeroporto, com a última composição a sair à 01h00.

 A partir da tarde de quarta feira e até às duas da madrugada de quinta, as composições das linhas  Azul (Estádio do Dragão - Senhor de Matosinhos)  e Amarela (São João - Santo Ovídeo)  circularão com uma frequência de passagem a cada dez minutos; a partir das 02h00 e até às 06h00, essa frequência passará a ser de 15 minutos. A frequência será de 30 minutos até às 02:00 de quinta-feira na linha Vermelha, que se dirige à Póvoa do Varzim), sendo que o mesmo acontecerá na Linha Verde, entre o ISMAI e Campanhã. Depois das duas da madrugada, está programada uma partida por hora para a Póvoa do Varzim a partir da Senhora da Hora, e uma frequência de 30 minutos para a linha Laranja, entre a Senhora da Hora e Fânzeres.

Quanto ao Funicular dos Guindais, a operação será ligeiramente reduzida. Na tarde de 31 de Dezembro o Funicular fecha às 19hH00, para retomar o seu funcionamento regular a partir das 12H00 do dia 1 de Janeiro.

Segundo a Metro do Porto, o numero de passageiros que utilizou o serviço na passagem de ano de 2013 para 2014 rondou as 50 mil pessoas.

Bom Jesus lotado por portugueses
Costumam ser os espanhóis a fazê-lo, mas este ano de 2014 serão os portugueses quem mais enche os quatro hotéis do Bom Jesus, em Braga, na noite da passagem de ano. Segundo as informações veiculadas ontem pelo grupo, que davam conta da lotação esgotada nos quatro hotéis, o mercado espanhol assegurou apenas 18 por cento das camas ocupadas. “Foi para nós uma surpresa este aumento exponencial da procura por parte do mercado interno. Habitualmente são os turistas espanhóis quem assegura uma maior presença nesta noite. Acreditamos que este pode ser um sinal positivo de retoma da nossa economia”, diz Albino Viana, diretor geral do grupo Hotéis do Bom Jesus.

--%>