Fugas - notícias

Nuno Oliveira

Alentejo eleito pelo New York Times como destino a visitar

Por Fugas

O reputado jornal norte-americano elegeu o Alentejo como um dos 52 locais a visitar em 2015, sobretudo pelo vinho, paisagens e novos hotéis da região.

“Aborrecido de Bordéus? Farto da Toscana?”, questiona The New York Times no início do pequeno texto dedicado ao Alentejo, precisamente para sugerir a região portuguesa como alternativa às duas províncias vinícolas de maior renome internacional, em França e Itália, respectivamente, incluindo a planície alentejana entre os 52 lugares do mundo a visitar este ano.

De acordo com o jornal norte-americano, “o Alentejo – com uma vasta extensão de campos de cereais, olival, montado e vinha – está, de facto, no ponto”. “Chiques hotéis e resorts, inspirados na temática do vinho, têm surgido que nem cogumelos [na região], revelando os complexos vinhos tintos e ensolarados terroirs”.

As novas unidades de enoturismo da região são o foco principal no artigo, que posiciona o Alentejo no 38.º lugar da lista – com destaque para o Torre de Palma Wine Hotel (Monforte), as herdades da Malhadinha Nova (Beja) e da Comporta (Alcácer do Sal), o L’AND Vineyards Resort (Montemor-o-Novo) e o Ecorkhotel (Évora).

O artigo do New York Times selecciona meia centena de lugares pelo globo para onde vale a pena viajar nos próximos meses, entre “destinos antes evitados que se tornam de visita obrigatória e cidades familiares que oferecem novas razões para serem visitadas”.

Em primeiro lugar surge Milão (Itália), que de Maio a Outubro recebe a Exposição Mundial 2015 e é por isso “o ano ideal para os turistas explorarem os charmes da cidade”. Já a segunda posição é um destino especialmente pensado para os norte-americanos, Cuba, uma vez que o acordo entre os dois países fará com que estes “enfrentem menos restrições” caso queiram visitar a “ilha proibida”.

O ranking vai sendo depois composto por uma miríade de lugares nos quatro cantos do globo, desde cidades, parques naturais, regiões ou países inteiros, de Omã a Seul (Coreia do Sul), da baixa de Manhattan (EUA) ao Vale do Elqui (Chile).

Lista completa: 52 Places to Go in 2015

--%>