Fugas - notícias

Vilamoura conquista "Óscar" de melhor marina internacional

Por Fugas

A marina 'pioneira, maior e a mais antiga de Portugal' conquista em Londres prémio votado por proprietários de embarcações. O segundo lugar também é algarvio: foi para Albufeira.

É oficial: a "Melhor Marina Internacional 2015" está em Vilamoura. O prémio foi revelado durante o London Boat Show (uma grande feira e mostra mundial de embarcações). As distinções às marinas são organizadas pela "academia" britânica Yacht Harbour Association, segundo a qual foram recolhidos mais de três mil votos de proprietários de embarcações que visitaram as diferentes marinas (havia 84 a considerar) classificadas com 5 Âncoras (classificação similar às 5 estrelas da hotelaria).

"É o reconhecimento de todo o trabalho e grande esforço de uma equipa que continua empenhada nos serviços que disponibiliza e que tem orgulho numa marina sempre jovem, renovada e apostando no turismo do futuro", escreveu Isolete Correia, directora da Marina de Vilamoura, durante a gala em que foi confirmado o "óscar".  

A marina - a "pioneira, maior e a mais antiga de Portugal" -, que celebrou 40 anos em 2014 e soma prémios vários, assume-se como um dos "principais pólos de atracção no Algarve concentrando um variado leque de opções de turismo e lazer", entre bares, esplanadas, restaurantes ou lojas. Inclui 825 postos de amarração e, sublinham os gestores, é a "maior e mais importante marina de Portugal", ocupando um lugar de "referência no panorama da náutica de recreio nacional e internacional".  

Há animação "365 dias por ano" neste “porto de abrigo”,  que é também "palco de inúmeras provas de vela de renome internacional" e "muito procurado" pelos "amantes da Pesca Grossa em alto mar, de windsurf, jet-ski, para-sail e do mergulho. É daqui também que partem vários cruzeiros e passeios de barco".  

Mas Vilamoura não foi a única marina a marcar pontos nos prémios. Na mesma categoria de Melhor Marina Internacional, o Algarve conquistou ainda o 2.º lugar graças à Marina de Albufeira.

Os Marina of the Year Awards for 2015 incluem ainda vários vencedores no Reino Unido: Mayflower Marina, Newcastle City Marina, Overwater Marina. Internacionalmente, houve ainda um prémio para a Porto Montenegro na categoria de super-iates.

--%>