actualização: Lisboa é o segundo melhor destino europeu do ano
Será Lisboa a suceder ao Porto na competição European Best Destinations? Na recta final da votação, a organização da votação, a European Consumers Choice, (ECC) revelou que "com mais de 30 mil votos, Lisboa está na final da grande competição". "A outra finalista é a cidade de Bordéus (França)".
A votação decorre online (basta aceder e votar, "um voto por pessoa") em ebd2015.com até às 00h de terça-feira. O resultado final é apresentado já esta quarta-feira.
Lisboa foi a primeira vencedora do evento, organizado desde 2010. Em cinco edições, Portugal venceu três (Lisboa 1 - Porto 2). Só Istambul e Copenhaga conseguiram suplantar as candidatas portuguesas (em 2011 e 2013). O Porto, que venceu em 2014, não está na lista das 20 candidatas este ano já que as regras obrigam a campeã de cada edição a um ano de pousio.
A cidade vencedora terá direito a promoção no site da ECC e em diversos meios, podendo utilizar a distinção e o logo "Escolha do Consumidor Europeu" em toda a sua comunicação institucional durante um ano. O valor da vitória é altamente mediático. E não só. No dossier da ECC, pode ler-se que a "a cobertura mediática da campanha Porto - Melhor Destino Europeu 2014 está avaliada, segundo um estudo independente da multinacional Cision - especialista em análise media -, em mais de 1 milhão de euros a nível nacional (meios portugueses) e mais de 10 milhões de euros a nível europeu". Em 2014, foram registados no site 228.688 votos, um número que poderá ser ultrapassado este ano.
Nomeações: Amesterdão, Atenas, Barcelona, Berlim, Bordéus, Bruxelas, Istambul, Innsbruck, Lisboa, Ljubljana, Londres, Madrid, Milão, Paris, Reiquiavique, Riga, Roma, Valeta, Viena, Zagrebe.
Saiba mais sobre a competição: Lisboa é candidata a Destino Europeu do Ano.