A startup The Destination ficou online no Verão de 2014 e é uma plataforma que agrega informação sobre fornecedores de serviços especializados em casamentos: desde o álbum de fotografias até à ementa e às lembranças para oferecer aos convidados.
Susana Esteves Pinto, uma das criadoras do projecto, explicou à Lusa que a ideia surgiu na sequência de um outro projeto, o Simplesmente Branco, que funciona como "um diretório selecionado, uma espécie de filtro" de fornecedores vocacionados em casamentos.
"Com o evoluir do tempo e com a percepção que fomos tendo do mercado, concluímos que fazia sentido criar uma plataforma semelhante, mas focada na captação de noivos estrangeiros para casar em Portugal", disse a designer.
Sublinhando que "Portugal não tem saído da imprensa como um destino a visitar" e que "toda a gente sabe" que o país "existe", Susana contou que "este era o momento certo para navegar essa onda de visibilidade" e lançar este portal, que pretende ser "um sítio onde as pessoas possam encontrar informação técnica e burocrática, mas também dar a conhecer Portugal, fazer com que as pessoas se apaixonem" pelo país.
Os destinos mais procurados são "o Algarve, por causa da praia", mas também o Douro, a zona de Sintra e de Cascais e a Madeira estão entre as preferências dos estrangeiros que optam por casar em Portugal.
Susana Esteves Pinto destacou que um dos factores distintivos de Portugal é o facto de ter preços mais competitivos do que outros países europeus.
Susana reconhece que países como Itália ou França podem ser comparáveis com Portugal "a nível de paisagem, gastronomia e história", mas considera que a diferença é que "Portugal tem toda a qualidade na prestação de serviços [de casamento] e com preços mais competitivos".
Questionada sobre quais as nacionalidades mais frequentes, Susana Esteves Pinto disse que "Portugal é um destino muito cobiçado no que toca a países como a Irlanda, a Inglaterra e o Brasil" e, embora em números mais residuais, também por norte-americanos, australianos e russos. "Normalmente, são casais que em algum momento já terão passado por Portugal, que se encantam pelo nosso países e que querem vir cá casar", afirmou.
O negócio funciona assim: Susana e Marta seleccionam os fornecedores que consideram "de qualidade e com boa relação qualidade/preço" e estes fornecedores, se quiserem ter visibilidade no portal, pagam uma comissão.
Para já, a 'startup' conta apenas com duas trabalhadoras, Susana e Marta, que lançaram o projecto mas o objetivo é que a marca possa crescer e empregar mais pessoas.
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