Fugas - notícias

Eric Vidal/

Concurso da UE dá viagem a Bruxelas

Por Público

Concurso de redacção "Tão iguais, tão diferentes, tão europeus" pede textos até mil palavras. É aberto a quem tem entre 18 e 25 anos e aceita candidaturas até 28 de Fevereiro.

"O que significa para ti uma União Europeia alargada?", como conseguirá esse conjunto de países "fazer face aos desafios do futuro?". As perguntas servem de mote para o concurso de redacção "Tão iguais, tão diferentes, tão europeus", promovido pela Direcção-Geral do Alargamento da Comissão Europeia, com candidaturas abertas até ao dia 28 de Fevereiro. 

concurso, aberto a cidadãos da UE com idades entre os 18 e os 25 anos, propõe a realização de um artigo até 1000 palavras e tem prémios para o melhor de cada um dos países concorrentes, lê-se no regulamento. Os vencedores nacionais ganham uma viagem de três dias a Bruxelas, com despesas de alojamento e locais incluídas, e os artigos premiados são ainda publicados no site da Comissão Europeia e oferecidos a meios de comunicação dos respectivos países para serem divulgados. 

"A nossa política em matéria de alargamento é um elemento fundamental no projecto de paz europeu. Ao ajudar os nossos parceiros a realizarem as suas aspirações europeias, contribuímos para a estabilidade e a prosperidade em torno da União", acredita o Comissário Europeu responsável pela Política Europeia de Vizinhança e as Negociações de Alargamento, Johannes Hahn, citado pelo comunicado de imprensa. "Estou certo de que este concurso dará azo a obras muito interessantes e criativas e será uma fonte de inspiração para uma nova geração de jovens europeus que construirão juntos a sociedade do futuro", acrescentou. 

Com 500 milhões de cidadãos e 28 estados-membros, a UE é actualmente "a maior economia do mundo". O último país a integrar a união foi a Croácia.

Fugas: Passatempos

--%>