Fugas - notícias

  • Categoria Juvenil, Cultura:
    Categoria Juvenil, Cultura: "Cante Alentejano" Beatriz Mota da Rocha
  • Profissionais, Campanha:
    Profissionais, Campanha: "Plastic Trees" Eduardo Leal Eduardo Leal

Prémios de fotografia Sony: Cante Alentejano e Bolívia levam portugueses à final

Por Público

Eduardo Leal e a jovem Beatriz Mota da Rocha estão na 'shortlist' dos Sony World Photography Awards.

Foi revelada a lista de autores das fotografias candidatas aos Sony World Photography Awards, apresentada pela World Photography Organisation como "a maior competição mundial de fotografia" — mais uma vez com número recorde de candidaturas: 173,444 imagens provenientes de 171 países nesta oitava edição. 

Entre as 13 categorias profissionais, dez livres e três dedicadas a jovens fotógrafos, encontram-se dois portugueses: Eduardo Leal (categoria profissionais em Campanhas) com a fotografia "Plastic trees", captada na Bolívia e pertencente a uma série que chama a atenção para a poluição com plásticos; e Beatriz Mota da Rocha (que tem 15 anos e concorre na secção Cultura para sub-19) com a foto "Cante Alentejano", captada no eborense Teatro Garcia de Resende com membros do Grupo Coral e Etnográfico Cantares de Évora. 

Desta forma concorrem ao prémio de 25 mil dólares (cerca de 22 mil euros) bem como ao título de L’Iris d’Or/ Fotógrafo do Ano. 

O anúncio e cerimónia de entrega de prémios (equipamento Sony incluído) acontecerá no dia 23 de Abril. 

A posterior exposição estará patente em Londres (entre os dias 24 de Abril e 10 de Maio) e resultará na edição de um livro.

Veja a fotogaleria com candidatos aos prémios no P3.

--%>