Fugas - notícias

  • Ryanair vai propor voos Lisboa e Porto - Ponta Delgada e da capital açoriana para Londres
    Ryanair vai propor voos Lisboa e Porto - Ponta Delgada e da capital açoriana para Londres Nelson Garrido
  • O primeiro voo easyJet no domingo a ser recebido como manda a tradição
    O primeiro voo easyJet no domingo a ser recebido como manda a tradição DR
  • O primeiro voo easyJet no domingo
    O primeiro voo easyJet no domingo DR

Ryanair estreia-se na sua nova base aérea, Açores

Por Luís J. Santos

Com voos desde 18 euros, companhia inicia esta quarta-feira ligações entre continente e Açores. Para já, Lisboa e Porto - Ponta Delgada.

Depois da easyjet no domingo, o dia em que oficialmente ficaram liberalizadas as ligações aéreas de São Miguel e Terceira ao continente, chegou o momento da águia das "low costs", a Ryanair, abrir as suas asas sobre os Açores.

O voo de inauguração, dia 1 de Abril, é o primeiro dos 20 voos semanais que a empresa passará a assegurar. Com Ponta Delgada a ser também declarada base aérea - a 4.ª em Portugal -, terá um avião dedicado ao aeroporto João Paulo II e, para começar, duas rotas domésticas, Lisboa (2 voos diários) e Porto (1 voo diário).

A 11 de Abril estreará a primeira rota internacional "low cost" açoriana, passando a ligar São Miguel a Londres (aeroporto de Stansted, uma vez por semana).

Segundo dados da companhia, adiantados logo em Dezembro quando foi confirmada a abertura da nova base, o investimento poderá atingir os 100 milhões de euros e deverá "gerar um tráfego de 350 mil clientes/ano e criar 350 empregos".

A Ryanair "também está em negociações com o Governo dos Açores sobre possíveis voos para a Ilha Terceira e voos internacionais adicionais para as ilhas", afiançavam.

Inicialmente, o valor mínimo anunciado para os voos domésticos era de 29,99 euros. Mas as promoções já trocaram as voltas aos preços. Actualmente, estão anunciados bilhetes desde 18 euros tanto de Lisboa como do Porto (para Londres, desde 20 euros). Isto para compras com antecedência ou dentro dos parâmetros das campanhas que vão sendo anunciadas. 

Se tentasse, por exemplo, comprar nesta tarde de terça um voo Lisboa - Ponta Delgada para os próximos dias, não pagaria menos de 174 euros pelo voo para os Açores e 60 pelo voo para o continente. Ao longo dos dias, os preços vão descendo, mas já havia voos por 70, 80 ou mesmo 100 euros. Ainda assim, é verdade que quanto mais longe do 1 de Abril mais se encontram bilhetes a preços muito económicos - com diversos dias desde os tais 18 euros ou por poucos euros mais.

Na easyJet, para quem ficou guardada a honra de ser a primeira companhia a "furar" o terminado monopólio TAP/SATA, há, por agora, apenas ligações Lisboa - Ponta Delgada (três dias por semana). Aqui, os bilhetes estão a ser anunciados desde 28 euros.

--%>