Fugas - notícias

Um dos moinhos do futuro parque

Um dos moinhos do futuro parque DR/CME

Esposende recupera sete moinhos e cria parque temático

Por Lusa

Os sete moinhos de vento da Abelheira, em Marinhas, vão ser o centro de parque ligado às energias renováveis e ao ciclo do pão.

O primeiro passo para a prossecução do projecto prende-se com a aquisição dos moinhos, um processo que começou em 2009, com a compra de dois, e que continuou já este ano, com a compra de mais um.

O objectivo é criar sete espaços expositivos, desde logo para dar a conhecer todo o processo que envolve a sementeira e a recolha do grão, assim como os diversos processos necessários à sua preparação para a moagem. 

Aos moinhos estarão associados vários temas, entre os quais a eletricidade, o ciclo do pão, os cereais híbridos ou geneticamente modificados e o futuro da energia. 

Junto à entrada principal do complexo, será criado um posto de informação, que possibilitará o contacto dos visitantes com diversos pontos ligados ao turismo e à cultura no território concelhio. O projecto prevê ainda a criação de um espaço de aparcamento automóvel, marginal à Rua da Abelheira. 

A intenção do município é que o Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira venha a funcionar em articulação com o Centro de Educação Ambiental e com o Centro Interpretativo de S. Lourenço, equipamentos municipais localizados nas proximidades.
Os moinhos de Abelheira estão classificados como imóveis de interesse municipal, desde 7 de abril de 2004. 

Entretanto, e a propósito do Dia Nacional dos Moinhos, comemorado no passado dia 7, a Câmara de Esposende lançou postais de três moinhos de vento do concelho, designadamente da Abelheira (Marinhas), de Cedovém (Apúlia) e da Quinta do Morango (Palmeira de Faro). 

A câmara também anunciou que vai editar uma publicação sobre os moinhos de vento existentes no concelho e criar um roteiro turístico alusivo àquele património. 

--%>