O primeiro passo para a prossecução do projecto prende-se com a aquisição dos moinhos, um processo que começou em 2009, com a compra de dois, e que continuou já este ano, com a compra de mais um.
O objectivo é criar sete espaços expositivos, desde logo para dar a conhecer todo o processo que envolve a sementeira e a recolha do grão, assim como os diversos processos necessários à sua preparação para a moagem.
Aos moinhos estarão associados vários temas, entre os quais a eletricidade, o ciclo do pão, os cereais híbridos ou geneticamente modificados e o futuro da energia.
Junto à entrada principal do complexo, será criado um posto de informação, que possibilitará o contacto dos visitantes com diversos pontos ligados ao turismo e à cultura no território concelhio. O projecto prevê ainda a criação de um espaço de aparcamento automóvel, marginal à Rua da Abelheira.
A intenção do município é que o Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira venha a funcionar em articulação com o Centro de Educação Ambiental e com o Centro Interpretativo de S. Lourenço, equipamentos municipais localizados nas proximidades.
Os moinhos de Abelheira estão classificados como imóveis de interesse municipal, desde 7 de abril de 2004.
Entretanto, e a propósito do Dia Nacional dos Moinhos, comemorado no passado dia 7, a Câmara de Esposende lançou postais de três moinhos de vento do concelho, designadamente da Abelheira (Marinhas), de Cedovém (Apúlia) e da Quinta do Morango (Palmeira de Faro).
A câmara também anunciou que vai editar uma publicação sobre os moinhos de vento existentes no concelho e criar um roteiro turístico alusivo àquele património.