Fugas - notícias

  • RTA/Hélio Ramos
  • RTA/AlternativeTour
  • RTA/Hélio Ramos
  • RTA/AlternativeTour
  • RTA/AlternativeTour
  • RTA/Frederico Mestre

O turismo de Natureza mostra a sua força no Algarve

Por Fugas

A primeira edição da Algarve Nature Week começou no dia 11 e guardou o melhor para o fim: de 17 a 19 de Abril, a Mostra de Actividades de Natureza ocupa o Parque Ribeirinho de Faro, com entrada gratuita e mais de 100 propostas.

Percursos pedestres ou de bicicleta pela Ria Formosa, passeios de jipe até às ruínas de Milreu, batismos equestres em volteio, passeios num burro mirandês, batismo de mergulho em piscina, observação de aves, passeios de barco, muitos workshops e jogos infantis. Serão mais de 100 as actividades ao ar livre propostas na Mostra de Actividades de Natureza que encerra, entre sexta e domingo, a Algarve Nature Week.

O objectivo – transversal a todas as acções organizadas pela Região de Turismo do Algarve esta semana – é mostrar que o sul do país não se vale apenas de sol e de praia. Com 19 áreas classificadas (cinco protegidas e 14 integradas na Rede Natura 200), a região “pretende dar a conhecer as suas potencialidades únicas para a prática de desportos náuticos, de natureza e de outras actividades ao ar livre”, procurando assim “diversificar a sua oferta turística”.

A primeira edição da Algarve Nature Week culmina na Mostra de Actividades de Natureza, organizada no Parque Ribeirinho de Faro e de entrada livre, envolvendo mais de cinquenta empresas de animação turística, artesãos, produtores, artistas plásticos e escolas da região. 

Na sexta-feira, dia 17, todas as actividades programadas serão gratuitas, entre percursos pedestres de “iniciação ao mundo das plantas”, “passeio de jipe descapotável até à aldeia de Estoi e visita às Ruinas de Milreu”, “passeio em viatura de todo-o-terreno pelo interior rural e tradicional e pelo litoral do sotavento algarvio”, pequenos percursos de barco e de bicicleta pela Ria Formosa ou observação de aves.

No fim-de-semana, as experiências organizadas pelas empresas com presença marcada no certame estarão disponíveis “a preços muito especiais”. O programa completo indica quais as actividades pagas (o valor não é, contudo, revelado), assim como todos os horários, a duração ou o número máximo de participantes, entre outras informações.

Além da mostra das actividades de natureza disponiveis na região, o evento integra ainda uma área de promoção da raça algarvia dos cães de água, assim como três exposições: «Algarve, Segredos Naturais», que reúne as fotografias vencedoras do passatempo com o mesmo nome desenvolvido pela RTA; «Cabra Parade», uma exposição itinerante de cabras de raça algarvia em fibra de vidro e decoradas por 20 entidades da região; e as instalações do artista plástico Tó Quintas.

Durante o encerramento, será já lançada a próxima edição, “sendo anunciado o local onde decorrerá a Mostra de Actividades de Natureza em 2016”, revela a RTA em comunicado.

--%>