É certo que o jornal prolonga o Alentejo pelo Algarve adentro, confundido geografias e elogiando a região recorrendo a exemplos algarvios mas, ainda assim, assinale-se que Portugal volta a estar em destaque num top turístico do influente jornal britânico. E, neste artigo de viagens do The Guardian, até há mais atracções portuguesas (desta feita, geograficamente correctas): o jornal sugere também passeios pelo distrito de Coimbra.
As duas regiões portuguesas integram a lista do Guardian com destinos “onde há actividades divertidas para as crianças além de óptimos lugares para ficar e sem multidões”. Trocado por miúdos: “dez dos melhores sítios para férias de Verão em família na Europa”.
Segundo o diário britânico, a zona rural de Tábua “promete umas férias brilhantemente discretas”, ideais para quem “fica feliz em criar o seu próprio entretenimento”. Entre as sugestões há, por isso, muitas actividades ao ar livre, entre remar no rio Mondego, visitar as aldeias nas encostas, explorar a histórica Coimbra, passar um dia na costa ou nas montanhas da Serra da Estrela, entre piqueniques, caminhadas, passeios de bicicleta e de caiaque.
Já em Aljezur, encontram-se “os melhores areais da região” e “uma variedade de restaurantes rústicos”. “Na região sul de Portugal tudo se centra nas praias: longas, selvagens e muitas vezes vazias”, descreve o Guardian, nomeando os areais da Amoreira, Arrifana e Monte Clérigo. As “actividades organizadas” propostas incluem passear de burro, fazer workshops de artesanato, aulas de surf, passeios de bicicleta para explorar os montados de sobreiro e as pequenas aldeias, “parando para comprar laranjas nas tendas que se alinham nas bermas da estrada a cada Verão”.
A lista fica completa com Val d'Elsa (Toscana, Itália), Saint-Jeannet (Provença, França), Quercy Blanc (Tarn-et-Garonne, França), Côtes-d’Armor (Bretanha, França), Alpujarras (Granada, Espanha), Kayaköy (Mugla, Turquia), Carinthia (Áustria) e Lauwersmeer (Friesland, Holanda).